Previsão é que vacina do Butantan contra a dengue esteja disponível no início de 2026

Publicado em 25/06/2025 às 13:47

Compartilhe

25062025-pzzb3290

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan segue em fase de análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília. A expectativa do governo federal é que o imunizante esteja disponível para uso em um amplo programa nacional de vacinação já no início de 2026.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Anvisa tem solicitado informações técnicas adicionais, que vêm sendo respondidas pelo Butantan. “A vacina está em avaliação. A Anvisa faz questionamentos e o Instituto Butantan está prestando os esclarecimentos. Nossa expectativa é concluir esse processo e disponibilizar a vacina no começo do próximo ano”, afirmou Padilha.

A dengue é uma doença infecciosa causada por vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Durante entrevista nesta quarta-feira (25), no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Padilha destacou a redução nos casos da doença em 2025. Segundo ele, houve queda de mais de 70% no número de infecções e de 80% nos óbitos em comparação com 2024. No entanto, o estado de São Paulo teve aumento na circulação do vírus, concentrando a maior parte dos casos e mortes no país.

Ações de prevenção e controle

Padilha também reforçou a importância das ações de combate ao mosquito nos próximos meses. “Junho e julho marcam o fim do período de maior transmissão da dengue. A partir de agosto e setembro, no segundo semestre, vamos intensificar o trabalho com estados e municípios para fortalecer ações de prevenção, controle e informação à população”, afirmou.

Ele explicou que o objetivo é preparar o país antes do próximo ciclo de maior incidência, que vai de janeiro a junho, com pico entre março e maio. “Uma dessas ações é justamente concluir o desenvolvimento e a avaliação final da vacina. A Anvisa está realizando os questionamentos técnicos e o Instituto Butantan responde com agilidade, numa parceria sólida, para que possamos garantir o registro do imunizante até o final de 2025”, finalizou o ministro.

Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Veja também

pmes em dm

Comandante-geral participa da Operação Colheita em Domingos Martins

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN