Espírito Santo amplia Salas Marias para fortalecer combate à violência contra a mulher

Publicado em 24/06/2025 às 10:47

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-06-23 at 17.04.24(1)

Foto: Divulgação / Sesp

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), iniciou a segunda etapa de implantação das Salas Marias nas Delegacias Regionais da Polícia Civil. Oito novas unidades serão criadas no interior do estado para oferecer acolhimento humanizado a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de seus filhos.

Nesta segunda-feira (23), foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Sesp, a ONG ES em Ação e a mineradora Vale, viabilizando um investimento de R$ 280 mil para reforma dos espaços e aquisição de móveis e equipamentos. A previsão é que as novas unidades estejam em funcionamento até dezembro de 2025, nos municípios de Alegre, Itapemirim, Anchieta, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Colatina, Linhares e Aracruz.

Com a expansão, o Espírito Santo passará a contar com 13 Salas Marias. As cinco primeiras foram inauguradas em março de 2024, nas delegacias de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari.

As Salas Marias são espaços humanizados criados para garantir atendimento acolhedor e seguro às mulheres em situação de violência, com foco na preservação da integridade física e emocional das vítimas. A iniciativa é coordenada pela Gerência de Proteção à Mulher da Sesp e integra as ações do Estado no combate à violência de gênero.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, a expansão das salas reforça o compromisso com a proteção das vítimas. “Esses espaços garantem um acolhimento digno, com profissionais preparados e ambientes adequados para receber mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

A parceria com a sociedade civil e o setor privado foi destacada pelo diretor de Gestão Pública do ES em Ação, Fernando Saliba. “A violência contra a mulher é uma pauta prioritária. O Estado tem avançado, mas ainda há muito a fazer. Estamos juntos nesse compromisso.” Já a gerente de Relações Institucionais da Vale, Vanessa Tavares, afirmou que a empresa “se sente honrada em contribuir para estruturar salas humanizadas que fortalecem a política pública de combate à violência contra a mulher”.

Atendimento qualificado e articulação com a rede de apoio

Nas Salas Marias, o atendimento é realizado por policiais civis capacitados, com suporte da Central de Teleflagrante da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), que atua 24 horas por dia. Três assistentes sociais integram a equipe e garantem o encaminhamento das vítimas à rede de serviços municipais e estaduais de assistência, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados (CREAS) e os Núcleos Margaridas, da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM).

Somente em 2025, o Setor de Serviço Social da Central de Teleflagrante atendeu 14.540 procedimentos e encaminhou 4.245 ofícios à rede psicossocial dos municípios. Segundo a delegada Michele Meira, gerente de Proteção à Mulher da Sesp, o objetivo é garantir a continuidade do atendimento e cotribuir com dados que ajudem na formulação de políticas públicas locais de prevenção à violência.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesp

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral