Incaper lidera discussão sobre agropecuária sustentável em encontro preparatório para a COP 30

Publicado em 12/06/2025 às 10:32

Compartilhe

SB

Foto: Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) coordenou, nesta quarta-feira (11), um Grupo de Trabalho (GT) sobre economia circular, práticas regenerativas e bioinsumos na agropecuária, dentro da programação da conferência Sustentabilidade Brasil 2025. Realizado na Praça do Papa, em Vitória, o evento integra o processo preparatório do Brasil para a COP 30, conferência climática da ONU que será sediada em Belém (PA), em novembro.

O GT reuniu 17 debatedores, entre pesquisadores do Incaper, representantes de instituições de ensino, empresas públicas e privadas, com o objetivo de compartilhar experiências, estudos e soluções voltadas à sustentabilidade no setor agropecuário.

A abertura das atividades foi conduzida pelo pesquisador e gerente de planejamento do Incaper, Pedro Carvalho, também responsável pela coordenação do grupo. A programação técnica contou com três apresentações. O pesquisador Aureliano Nogueira da Costa abordou como a economia circular pode reduzir desperdícios, valorizar resíduos como insumos produtivos e promover eficiência no campo.

Na sequência, a pesquisadora Sara Dousseau tratou do uso de bioinsumos como alternativa aos insumos químicos sintéticos, destacando os benefícios dessas tecnologias para a saúde do solo e para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Encerrando as exposições, o pesquisador André Guarçoni falou sobre práticas regenerativas, que visam restaurar ecossistemas agrícolas e aumentar a resiliência das propriedades rurais.

“O Incaper apresentou dados e pesquisas que tratam de temas centrais para o futuro da agropecuária. A troca com outras instituições certamente resultará em contribuições significativas para o enfrentamento dos desafios ambientais do setor”, avaliou Pedro Carvalho.

Assim como nos demais GTs do evento, o conteúdo debatido será consolidado em um documento propositivo com diretrizes e sugestões de ações frente às mudanças climáticas. O material poderá ser encaminhado à COP 30 ou publicado nos anais do evento.

Participação no painel “Do Campo ao Oceano”

O Incaper também participa da programação do Sustentabilidade Brasil 2025 nesta quinta-feira (12), às 15h30, no Auditório Terra, com a engenheira de pesca Roberta Garcia, que representa a instituição no painel “Do Campo ao Oceano – Tecnologias Marítimas e o Futuro do Agro”.

Sobre o evento

Idealizado pelo Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB), o Sustentabilidade Brasil 2025 foi reconhecido pela Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, como etapa oficial preparatória para a COP 30. A programação reúne mais de 120 especialistas de diferentes regiões, setores e áreas do conhecimento, em torno da pergunta central: qual é a solução prática para a transformação?

Mais informações e programação completa estão disponíveis em: www.sustentabilidadebrasil.com.

Fonte: Incaper

Veja também

fundador da igreja maranat

Morre aos 93 anos o fundador da Igreja Cristã Maranata e do Maanaim, pastor Gedelti Gueiros

sem homicídios

Espírito Santo fecha primeiro semestre de 2025 com menor número de homicídios em 29 anos

açoes educativas na feira dos municípios

Detran|ES leva ações educativas com foco na preservação da vida para Feira dos Municípios

feira dos municipios

Governo do Estado realiza a abertura oficial da Feira dos Municípios 2025 com celebração da cultura capixaba

biotecnologia reprodutiva

Biotecnologia reprodutiva: cursos capacitam pecuaristas capixabas para inseminação artificial em bovinos

WhatsApp Image 2025-07-03 at 18.06.10

Espírito Santo lança plano estratégico “ES 500 Anos” para guiar o desenvolvimento até 2035

corpo_48959_FeiradosMunicipios03072025EllenCampanharo16 (1)

Começa a Feira dos Municípios 2025 com expectativa de mais de 80 mil visitantes

WhatsApp Image 2025-07-03 at 17.40.38

Setur realiza primeira edição do Fórum dos Secretários Municipais de Turismo durante a Feira dos Municípios