Café capixaba poderá ser tema nas salas de aula da rede estadual

Publicado em 11/06/2025 às 13:32

Compartilhe

corpo_48747_Alcantaro-FilhoLucasSCosta

Foto: Lucas S. Costa

O café, um dos principais pilares da economia capixaba, poderá ganhar espaço nas salas de aula das escolas públicas estaduais do Espírito Santo. A proposta está no Projeto de Lei (PL) 243/2025, apresentado pelo deputado Alcântaro Filho (Republicanos).

O projeto defende a inclusão da cafeicultura no ensino regional, não apenas por sua relevância econômica, mas também pelos seus aspectos históricos e culturais. “Ao valorizar o papel dos pequenos produtores e das comunidades tradicionais, o projeto contribui para preservar práticas agrícolas sustentáveis e manter vivas as tradições locais”, destaca o parlamentar.

Anúncio

A proposta prevê uma abordagem interdisciplinar, integrando diferentes disciplinas para tratar do tema. Entre os tópicos sugeridos estão a história do café no Espírito Santo, as etapas da cadeia produtiva, práticas sustentáveis e inovações tecnológicas aplicadas ao setor.

“O objetivo é preencher uma lacuna existente no ensino, aproximando os estudantes da principal atividade econômica do estado e reforçando o café capixaba como patrimônio cultural, histórico e econômico”, argumenta Alcântaro Filho na justificativa do projeto.

De acordo com o texto, caberá à Secretaria de Estado da Educação (Sedu) promover a capacitação de professores, desenvolver materiais didáticos e organizar visitas técnicas e atividades práticas em propriedades cafeeiras, cooperativas e centros de pesquisa.

Anúncio

“A proposta integra a educação formal com a realidade local, reconhecendo o café como símbolo da identidade capixaba e motor do desenvolvimento econômico. Ao estimular o conhecimento sobre as cadeias produtivas regionais, estamos formando uma geração mais consciente, engajada e preparada para os desafios do futuro”, reforça o deputado.

O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa e será analisado pelas comissões de Justiça, Educação, Agricultura e Finanças antes de seguir para votação.

Fonte: Ales

Veja também

WhatsApp Image 2026-07-04 at 07.46.22

Joelma Costalonga ganha força na disputa pela vice de Ricardo Ferraço

WhatsApp Image 2026-07-03 at 17.02.20ytjj

Piloto de Venda Nova do Imigrante participa de uma das maiores aventuras off-road do Brasil

WhatsApp Image 2026-07-03 at 16.34.02

Tecidos, símbolos e ancestralidade dão forma a exposição nas montanhas capixabas

WhatsApp-Image-2026-05-04-at-15.01.01

Acusado de incendiar motocicleta e causar a morte da mãe continuará preso, decide Justiça

WhatsApp Image 2026-07-03 at 15.11.09

Homem é preso suspeito de transportar drogas para comercialização em Domingos Martins

img_0592

Governo investe mais de R$ 32 milhões para melhorar infraestrutura e qualidade de vida em Cariacica

tangerina -foto- Magnific

Domingos Martins lidera produção de tangerina e concentra metade da colheita capixaba

foto-arthur-oliveira-transcapixaba-hike-and-fly2-1

Transcapixaba Hike and Fly 2026 reunirá atletas de seis países em travessia de 600 km pelo Espírito Santo