Espírito Santo alia produção rural à sustentabilidade no Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em 05/06/2025 às 14:58

Compartilhe

MEIO AMBIENTE CRédito lauro_narciso (55)

Foto: Lauro Narciso

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) destaca programas e ações que demonstram ser possível aliar o desenvolvimento rural à sustentabilidade. As iniciativas comprovam que é viável produzir com responsabilidade ambiental, pensando no futuro.

Entre os principais destaques estão projetos voltados às cadeias produtivas do leite, café e aquicultura, além de ações voltadas à segurança hídrica. Todas essas iniciativas promovem inovação, agregação de valor e o uso consciente dos recursos naturais.

Um exemplo é o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, que contempla 17 projetos voltados à produção inovadora, com foco em capacitação técnica, sustentabilidade ambiental e geração de renda. A meta é tornar o Espírito Santo autossuficiente na produção de leite em até dez anos, garantindo um produto de qualidade, com responsabilidade socioambiental.

Na cafeicultura, a Seag atua em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) por meio do projeto Cafeicultura Sustentável. A iniciativa capacita produtores e técnicos em práticas regenerativas, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para a recuperação da saúde do solo e a produtividade com respeito ao meio ambiente.

A segurança hídrica também é prioridade para a pasta. Um programa inédito foi lançado para financiar a construção de pequenas barragens em propriedades rurais, com crédito facilitado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). A ação conta com apoio técnico da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), do Incaper e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O objetivo é aumentar a reserva hídrica, fortalecer a agricultura familiar e preparar os produtores para períodos de estiagem.

“Trabalhar pela sustentabilidade no campo é garantir o futuro do meio ambiente e assegurar dignidade e renda aos nossos agricultores. O Espírito Santo tem mostrado que é possível produzir com respeito à natureza e visão de longo prazo. O agronegócio capixaba é um exemplo de responsabilidade ambiental”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Essas ações integram os esforços do Governo do Estado para consolidar um agronegócio mais eficiente e sustentável, promovendo o desenvolvimento econômico com preservação ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-07-07 à(s) 15.17.36_b5b5b4df

Projeto social leva teatro e educação ambiental a estudantes das montanhas capixabas

termonetro de temperatura baixa- foto divulgação

Domingos Martins registra menor temperatura do Estado em 2025

HOMEN NO CONPUTADOR - FREEPIK

Reforma Tributária exige atualização de documentos fiscais eletrônicos a partir de outubro

2148256142

Sesa orienta população sobre cuidados com a saúde no inverno

capa

Começa em julho a revitalização da rodovia entre o Centro de Domingos Martins e Melgaço

coluna-vida-saudavel

Entenda a importância de fazer um acompanhamento com um endocrinologista

Coffee_Dinner_Summit

Espírito Santo se destaca no 10º Coffee Dinner & Summit com avanços na cafeicultura sustentável

_d6a8206

Brics aprova parceria para eliminar doenças socialmente determinadas