Setur discute com setor náutico e turístico a retomada da temporada de cruzeiros no Espírito Santo

Publicado em 05/06/2025 às 11:04

Compartilhe

IMG_2673

Foto: Setur

A Secretaria do Turismo (Setur) promoveu, nessa terça-feira (03), uma reunião estratégica com todos os representantes das instituições do setor náutico e turístico, tanto público quanto privado, a fim de alinhar ações para retomada da temporada de cruzeiros no Espírito Santo. A iniciativa, além de reforçar o compromisso com o desenvolvimento do setor, marca um avanço importante na articulação para que o Estado volte a receber navios ainda nesta temporada de 2025. 

Durante a reunião, foram discutidos pontos essenciais para garantir estrutura adequada para recepção dos cruzeiros e excelência na experiência dos turistas. Alguns pontos abordados foram a operacionalização da recepção dos navios, incluindo infraestrutura, trâmites legais e ajustes técnicos, como a implantação do píer flutuante, projeto que depende da aprovação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. 

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, a Setur já concluiu os estudos técnicos do projeto e tem atuado de forma integrada com os órgãos responsáveis para que esse projeto saia do papel o quanto antes, consolidando o Espírito Santo como um destino competitivo no turismo marítimo brasileiro. 

“Este foi um encontro histórico em que todos os segmentos envolvidos estiveram reunidos para discutir as ações de retomada da temporada de cruzeiros marítimos em nosso Estado. O Governo do Estado está plenamente comprometido e a nossa expectativa é de que, ainda este ano, seja possível ampliar o fluxo de visitantes nacionais e internacionais, movimentando não só o setor turístico, como toda a economia capixaba”, destacou Victor Coelho. 

A reunião contou com a presença de Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), além de representantes da Capitania dos Portos, da Praticagem do Espírito Santo, da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac-ES), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), de empresas de receptivo turístico e das companhias Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Setur

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas