Setur discute com setor náutico e turístico a retomada da temporada de cruzeiros no Espírito Santo

Publicado em 05/06/2025 às 11:04

Compartilhe

IMG_2673

Foto: Setur

A Secretaria do Turismo (Setur) promoveu, nessa terça-feira (03), uma reunião estratégica com todos os representantes das instituições do setor náutico e turístico, tanto público quanto privado, a fim de alinhar ações para retomada da temporada de cruzeiros no Espírito Santo. A iniciativa, além de reforçar o compromisso com o desenvolvimento do setor, marca um avanço importante na articulação para que o Estado volte a receber navios ainda nesta temporada de 2025. 

Durante a reunião, foram discutidos pontos essenciais para garantir estrutura adequada para recepção dos cruzeiros e excelência na experiência dos turistas. Alguns pontos abordados foram a operacionalização da recepção dos navios, incluindo infraestrutura, trâmites legais e ajustes técnicos, como a implantação do píer flutuante, projeto que depende da aprovação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. 

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, a Setur já concluiu os estudos técnicos do projeto e tem atuado de forma integrada com os órgãos responsáveis para que esse projeto saia do papel o quanto antes, consolidando o Espírito Santo como um destino competitivo no turismo marítimo brasileiro. 

“Este foi um encontro histórico em que todos os segmentos envolvidos estiveram reunidos para discutir as ações de retomada da temporada de cruzeiros marítimos em nosso Estado. O Governo do Estado está plenamente comprometido e a nossa expectativa é de que, ainda este ano, seja possível ampliar o fluxo de visitantes nacionais e internacionais, movimentando não só o setor turístico, como toda a economia capixaba”, destacou Victor Coelho. 

A reunião contou com a presença de Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), além de representantes da Capitania dos Portos, da Praticagem do Espírito Santo, da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac-ES), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), de empresas de receptivo turístico e das companhias Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Setur

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana