ES tem maio menos violento desde 1996 e registra queda de 19% nos homicídios

Publicado em 02/06/2025 às 09:29

Compartilhe

6c713c69-abc7-4367-aeed-83795bd7689e

Foto: Sesp

O Espírito Santo fechou o mês de maio com 64 homicídios registrados, o menor número de assassinatos (incluindo feminicídios) para o período desde 1996. O dado representa uma redução de 19,2% nas mortes violentas em relação ao mesmo intervalo do ano passado, com queda observada em todas as regiões do Estado.

Vitória, capital capixaba, é destaque: já são 75 dias sem homicídios. Outros 43 municípios também não registram mortes violentas há mais de 60 dias.

Entre janeiro e maio de 2025, foram contabilizados 319 homicídios dolosos no Estado, contra 395 ocorrências no mesmo período de 2024 — o que representa 76 vidas preservadas. A Região Metropolitana da Grande Vitória também teve o melhor desempenho da série histórica, com 152 casos e queda de 21,2% em comparação ao ano anterior.

Até 31 de maio, 24 municípios capixabas não registraram nenhum homicídio em 2025. Entre eles estão Muqui, que está há mais de 1.400 dias sem registrar assassinatos, e cidades como Santa Teresa, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante, Castelo e João Neiva.

Governo atribui resultados ao programa Estado Presente

O governador Renato Casagrande afirmou que os dados positivos são resultado da política de segurança pública implementada pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida.

“Mais de 70% dos municípios não registraram homicídios em maio, o melhor da série histórica. Temos mais de 40 cidades há mais de 60 dias sem mortes violentas e mais de 20 sem nenhum registro este ano. Esses números mostram que a nossa política de segurança, com investimentos em tecnologia, infraestrutura, valorização profissional e atuação integrada, está funcionando. Vamos continuar tratando o tema com prioridade no gabinete para que o Espírito Santo figure entre os cinco estados mais seguros do Brasil”, declarou.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, agradeceu o trabalho das forças de segurança. “Estamos comprometidos com a proteção da vida e trabalhando para que o criminoso pense duas vezes antes de cometer um assassinato no Espírito Santo. Parabenizo os policiais pela prisão de lideranças criminosas e pelo uso eficiente da tecnologia”, disse.

Feminicídios também caem

O número de mortes violentas de mulheres também apresentou redução. De janeiro a maio de 2025, foram registrados 35 assassinatos, contra 39 no mesmo período de 2024. Desses, 13 foram classificados como feminicídios neste ano, frente a 15 no ano anterior — uma redução de 13,3%.

“Apesar de não conseguirmos evitar todos os casos, há um esforço contínuo das forças de segurança para prevenir crimes contra mulheres e enfrentar a violência doméstica”, afirmou Damasceno.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral