Banco de Leite do Himaba precisa de doações para atender recém-nascidos internados

Publicado em 15/05/2025 às 14:12

Compartilhe

banco-de-leite (2)

Foto: Sesa

O Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, destaca a importância de um gesto que pode salvar vidas: doar leite materno. No Espírito Santo, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), que abriga o Banco de Leite Humano referência no estado, enfrenta um momento crítico. A unidade precisa de aproximadamente 70 litros de leite por semana, mas tem recebido apenas entre 6 e 7 litros.

A doação pode ser feita por mães saudáveis que estejam amamentando seus bebês exclusivamente até os 6 meses ou que já tenham iniciado a introdução alimentar e ainda apresentem leite excedente. O leite doado é essencial para alimentar recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e outros bebês com dificuldades de alimentação, como nos casos em que a mãe não consegue produzir leite.

Como se tornar uma doadora

O Banco de Leite do Himaba oferece todo o suporte necessário para as mães interessadas em doar: orientações, cuidados com a higiene, e explicações sobre o processo de coleta. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (27) 99782-4542 ou pelo e-mail bancodeleite.himaba@institutoacqua.org.br

A médica Angélica Carvalho, responsável técnica pelo Banco de Leite, esclarece que muitos mitos ainda cercam a doação. “É mito que a doação faz faltar leite para o próprio bebê ou que provoca dor. Com a técnica correta, não dói e não há prejuízo para a mãe ou a criança. Também é mito que não se pode usar bomba – nós ensinamos a maneira adequada de higienização e uso do equipamento”, afirma.

A orientação dos profissionais é clara: não deve haver metas de doação. A mulher deve doar apenas o leite excedente, respeitando a saúde dela e a nutrição de seu próprio bebê.

Benefícios para quem doa e para quem recebe

O leite materno é um alimento insubstituível, principalmente para os bebês hospitalizados. Ele contém propriedades biológicas e imunológicas essenciais, auxilia na prevenção de infecções hospitalares e contribui para o desenvolvimento neurológico dos recém-nascidos.

A doação também traz vantagens para a mulher. Além de aliviar o desconforto das mamas cheias, estimula a produção de leite. “Se a mãe ordenha para doar e depois amamenta, o bebê ainda recebe um leite mais calórico, que ajuda no ganho de peso”, explica Angélica Carvalho.

Exemplo de solidariedade

A doadora Carine Alves compartilhou sua experiência: “Sempre tive muita produção de leite, e no início, minha filha não dava conta. Ver aquele leite sendo desperdiçado partia meu coração. Pensei que poderia ser o meu bebê precisando, então fui até o Banco de Leite e me tornei doadora. O leite materno é muito precioso para ser jogado fora. Na dúvida entre doar ou não, doe”, incentiva.

Saiba como doar

  • Quem pode doar: mães saudáveis que estejam amamentando, com leite excedente.
  • Como fazer: a coleta deve ser feita em potes de vidro com tampa plástica, previamente higienizados. O Banco de Leite fornece os frascos e orientações, além de recolher os volumes nas casas das doadoras.
  • Funcionamento do Banco de Leite – Himaba:

O atendimento é feito somente com agendamento. Além das doadoras, o Banco de Leite também atende o público externo com orientações no pré e pós-parto.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta

capa_49015_AssembleiaLegislativaLucasSCosta5

Assembleia Legislativa anuncia concurso público com 35 vagas e salários de até R$ 9,6 mil

b044e60a2dc88717769a2fd06302da41_lg_original_

Faes alerta para impactos de tarifa dos EUA sobre produtos capixabas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 13.56.53

Projeto incentiva cultivo sustentável de cacau por agricultoras capixabas

{D5DBB1AA-6DEB-4DEE-34CA-D61ACE11D0D1}

Alfredo Chaves sedia final do Campeonato Brasileiro de Parapente de Pouso de Precisão