Disputa das modalidades coletivas abrem os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) 2025

Publicado em 06/05/2025 às 08:19

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-05-02 at 18.06.39

Foto: Sesport

Vai começar! A edição 2025 dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) iniciou nessa segunda-feira (05), com as disputas das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei nas regionais I e II, respectivamente, nos municípios de Iúna e Ponto Belo.

A competição, organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), vai contar com estudantes das redes pública e privada, divididos pelas idades de 12 a 14 anos (infantil) e 15 a 17 anos (juvenil).

Anúncio

Em Iúna, vão participar 560 alunos, distribuídos em 40 equipes, de Alegre, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, Muniz Freire e do município-sede.  Já em Ponto Belo, incluindo os anfitriões, estarão presentes 1.064 atletas de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e São Mateus, representando 76 times.

Na disputa infantil, as equipes são formadas por estudantes das próprias instituições de ensino, enquanto que na competição juvenil cada município forma uma seleção. Os campeões regionais se classificam para o Sesc de Guarapari, onde tradicionalmente acontecem as etapas finais estaduais. 

Modalidades individuais

As competições das 15 modalidades individuais, ao contrário das coletivas, serão realizadas em etapa única, como nos anos anteriores dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES). As disputas acontecerão no mês de junho.

Fases nacionais

Os campeões capixabas carimbam o passaporte para representar o Estado nas fases nacionais. Em setembro, em Brasília (DF), será a vez do juvenil, na disputa dos Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). E, em outubro, em Uberlândia (MG), do infantil, nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), competição realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Anúncio

Em relação aos Jogos da Juventude, houve uma alteração importante para este ano: o futsal voltou a constar na programação do evento, após duas edições de ausência, de forma que os campeões do Estado na modalidade vão para Brasília, juntamente com as demais modalidades.

Jogos Escolares
Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino pública e privada do Estado, além de promover a ampla mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte.

A competição visa também a fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, a possibilitar a identificação de talentos nas escolas e a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania, com a aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Acompanhe os resultados da competição pelo Instagram da Sesport: @sesportesoficial. E acesse aqui o calendário completo e as tabelas das regionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesport

Veja também

18626

Condenados por estupro e tráfico de drogas são presos em Marechal Floriano e Domingos Martins

capa

Livro resgata a trajetória de Domingos José Martins, patrono da liberdade capixaba

guacui

Governo do Estado inicia ciclo de Audiências Públicas para elaboração do Orçamento 2027

Vitoria-praia-Espirito-Santo-Julio-Huber

Turismo capixaba cresce 1,1% no primeiro trimestre de 2026 e registra recorde no transporte aéreo

{B67EDAD2-B6EC-ECE0-ECDD-3E2E4BBBCDCB}

Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves confirma Simone Mendes como atração principal

Alecsandro Casassi_Recall de Marcas

Sicoob é a cooperativa mais lembrada pelos capixabas pelo 17º ano consecutivo

Boi-gado-pecuaria-Julio-Huber-1024x683

Exponel Ouro reforça protagonismo da pecuária capixaba com genética de excelência e inovação tecnológica

Praça de Alimentação Fenecon

Fenecon 2026 espera movimentar R$ 15 milhões e receber 30 mil visitantes em Conceição do Castelo