Moradores reclamam de atendimento em unidade de saúde de Domingos Martins

Publicado em 25/04/2025 às 15:49

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-04-25 à(s) 15.27.19_9c9cadae

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

Moradores da comunidade de Paraju, em Domingos Martins, têm enfrentado dificuldades para conseguir atendimento na farmácia da Unidade de Saúde local. Segundo pacientes, os atendimentos na farmácia estariam sendo encerrados de forma antecipada, mesmo com pacientes aguardando por horas.

A moradora Erineia Tonoli registrou um vídeo e publicou em redes sociais de um episódio recente que aconteceu enquanto ela se consultava. Segundo ela, cerca de seis pessoas aguardavam atendimento na farmácia, algumas delas há quase uma hora, quando a farmacêutica informou que não atenderia mais ninguém, alegando que o carro da prefeitura já a aguardava para levá-la de volta. “Ela só disse que tinha que ir embora porque o carro estava esperando, fechou tudo e foi embora”, relatou.

Além disso, a falta de clareza sobre os dias e horários de funcionamento da farmácia tem agravado a situação. A comunicação sobre mudanças nos atendimentos é feita principalmente por grupos de WhatsApp, o que exclui boa parte da população que não tem acesso à internet. “A gente mora no interior. Nem todo mundo tem WhatsApp, muito menos internet”, destacou uma moradora.

Esse tipo de problema, segundo Erinéia, não é recente. Na semana anterior, uma paciente chegou antes do encerramento do expediente e foi orientada a retornar no dia seguinte. “Informaram que não poderiam atender e disseram que era para voltar outro dia. Isso não é de hoje que vem acontecendo”, relatara.

Embora reconheçam que os profissionais têm horários a cumprir, muitas pessoas questionam a falta de organização e sensibilidade diante da necessidade da população. “Era só distribuir senha, atender quem já estava esperando. Ninguém tá ali porque quer, tá porque precisa”, disse a moradora.

Prefeitura confirma denúncia

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Domingos Martins encaminhou uma nota da Secretaria Municipal de Saúde, confirmando a veracidade da denúncia. “Apuramos a denúncia e, de fato, infelizmente ela procede. Todas as unidades são orientadas a realizar o atendimento dos pacientes que já estavam na unidade, mesmo que para isso ultrapasse o horário de funcionamento”, informou.

Ainda de acordo com a nota da prefeitura, “os profissionais envolvidos já foram convocados e advertidos de acordo com o estatuto do servidor. A Secretaria reforça seu compromisso com a garantia de acesso aos serviços de saúde ofertados dentro das competências da Atenção Primária”, concluiu.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral