Variação inédita de planta é descoberta no Monumento Natural Serra das Torres

Publicado em 13/04/2025 às 08:32

Compartilhe

_DSC0220

Foto: Marcelo Brotto e Luan Cordeiro

Um registro inédito de planta ornamental foi identificado no Monumento Natural Serra das Torres (Monast), administrado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), durante o projeto “Prospecção de Flora no Monumento Natural Serra das Torres”. A descoberta foi realizada pelo pesquisador e botânico Marcelo Leandro Brotto, do Museu Botânico Municipal de Curitiba (MBM).

O pesquisador encontrou uma planta pertencente ao gênero Dichorisandra, da família Commelinaceae, que apresentava pétalas azuis e sépalas amarelas, características nunca registradas anteriormente. Após consultas com especialistas, foi confirmado que a planta é uma variação da espécie Dichorisandra procera, já conhecida no Sudeste e Nordeste do Brasil, mas que apresenta pela primeira vez esta coloração nas sépalas, sendo exclusiva do Monast.

Para o gestor da Unidade de Conservação (UC), Guilherme Carneiro, a descoberta reforça a importância da conservação e da pesquisa científica na UC. “Já conhecíamos indivíduos com a floração comum, de flores azuis, mas nunca havíamos visto essa variação com sépalas amarelas. Agora, precisamos mapear onde esses indivíduos estão presentes”, disse.

Além da conservação no ambiente natural, uma estratégia importante será a propagação fora da natureza. Segundo Guilherme Carneiro, devido ao apelo ornamental da planta, sua produção em viveiros pode representar uma nova oportunidade de renda para as comunidades do Monast. “Essa nova variação reforça a riqueza e a singularidade da biodiversidade do Monast, evidenciando a necessidade de preservação e estudos contínuos sobre a flora local”, ressaltou o gestor.

Pesquisas em Unidades de Conservação Estaduais

De acordo com o Decreto Estadual nº 4.225-N/1998, pesquisas científicas realizadas nas UCs precisam de registro e autorização do Iema. Informações detalhadas sobre o procedimento estão disponíveis em: https://iema.es.gov.br/autorizacao/autorizacao_pesquisa

Fonte: Assessoria de Comunicação do Iema

Veja também

cafe´ proibido

Três marcas de café torrado são proibidas para consumo

oropouche óbito

Estudo sobre primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo ganha destaque na revista The Lancet

saúde dia D gripe

Dia D de mobilização contra a gripe triplica procura por vacina

procon horario especial

Procon-ES funcionará em horário especial na segunda-feira (26)

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano