Saúde oferece óculos de grau por meio do Programa Estadual de Órtese e Prótese Ocular

Publicado em 06/04/2025 às 10:28

Compartilhe

programa estadual de óculos

Fotos e Vídeo Divulgação/ Sesa

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional Sul de Saúde, iniciou nesta sexta-feira (04), a implantação do Programa de Órtese e Prótese Ocular. O objetivo é a dispensação gratuita de óculos de grau para a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos 26 municípios que integram a Regional Sul de Saúde do Estado.

O Núcleo Regional de Especialidades de Cachoeiro de Itapemirim (NRECI) foi o palco da iniciativa, beneficiando pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que enfrentam dificuldades de visão.

Como parte do início das atividades do programa, mais de 90 óculos serão distribuídos, nesta sexta-feira (04) e no sábado (05), beneficiando diretamente pacientes que passaram por avaliação e já tiveram suas lentes confeccionadas.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de correção visual, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos usuários que enfrentam dificuldades de acuidade visual. “Sabemos que problemas na visão podem impactar negativamente o desempenho escolar, o rendimento no trabalho e até mesmo a interação social, sendo, portanto, uma demanda prioritária de saúde pública”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Além da distribuição gratuita de óculos de grau, o programa oferece acompanhamento contínuo do paciente, assegurando que a saúde ocular permaneça uma prioridade. Dessa forma, a população tem acesso a tratamentos e dispositivos essenciais, recebendo o suporte necessário durante todo o processo.

“Cada município deve definir um profissional de referência responsável por realizar o primeiro filtro da documentação dos pacientes. Após o cadastramento local, esse profissional deve encaminhar a documentação por e-mail para o Núcleo Regional de Especialidades de Cachoeiro de Itapemirim (NRECI), viabilizando o agendamento do atendimento presencial com o optometrista do programa”, explicou a superintendente Estadual de Saúde, Samilla Figueira.

O tempo médio estimado entre o cadastramento, a medição e a entrega dos óculos é de 20 a 25 dias, garantindo agilidade no atendimento e acesso rápido ao benefício.

O acesso ao benefício ocorre por meio de um fluxo organizado. O primeiro passo é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente recebe encaminhamento para um Centro Especializado em Reabilitação (CER). Após avaliação médica, a solicitação é feita conforme a necessidade do paciente.

Documentos necessários para participar do programa:

Documentação Médica:

– Receituário médico do SUS ou instituição vinculada, prescrito por oftalmologista com CRM/RQE.

– Receita médica legível, contendo nome do paciente, carimbo e assinatura do médico, número do CRM e data a partir de 01/01/2024.

Documentos Pessoais:

– Cópia do Cartão Nacional do SUS, RG e CPF.

– Certidão de Nascimento (se menor de idade).

– Número de telefone de contato.

– Documentação dos pais ou responsável legal (se menor de idade).

Comprovante de Residência:

– Documento em nome do usuário, cônjuge ou responsável legal.

– Se em nome do cônjuge, apresentar certidão de casamento.

– Se imóvel alugado ou cedido, apresentar contrato de aluguel, declaração do proprietário ou cadastro na Unidade de Saúde/CRAS.

Os municípios do Plano de Desenvolvimento Regional da Região Sul do Espírito Santo devem enviar a documentação digitalizada para: [email protected]

Por meio dessa iniciativa, a Secretaria de Estado da Saúde consegue alcançar os moradores dos 26 municípios da região Sul do Espírito Santo, garantindo acesso a mais essa ferramenta de tratamento gratuito.

Veja fotos registradas durante a ação:

5152470419184398311 (1)

Veja vídeo registrado na ação:

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos