Renato Casagrande é reeleito como presidente do Consórcio Brasil Verde

Publicado em 15/03/2025 às 10:48

Compartilhe

renato casagrande

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi reeleito para o segundo mandato como presidente do Consórcio Brasil Verde, durante assembleia realizada nesta quarta-feira (12), de forma virtual, com participação dos governadores e secretários de Meio Ambiente dos estados membros. O mandato tem duração de dois anos.

Em sua fala, Casagrande enfatizou a importância de o Consórcio organizar a participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas deste ano, que acontecerá no Brasil. A COP30 será realizada em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro. O encontro global anual reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações para combater as mudanças do clima.

Anúncio

“Esses últimos dois anos foram de entendimento da parte burocrática do Consórcio Brasil Verde. Agora temos um momento importante com a realização da COP30. Esperamos ter um stand do nosso Consórcio durante o evento. Estamos discutindo isso com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para que possam apresentar nossas ações de forma mais adequada”, pontuou o mandatário capixaba.

Casagrande também falou sobre o cenário global em torno da discussão do clima. “Estamos em um ano polêmico com a mudança no governo dos Estados Unidos. Se por um lado a interlocução com o novo governo, temos a oportunidade de nos aproximar com os estados americanos que não concordam com a posição de afastamento dos Estados Unidos da pauta climática. Vamos trabalhar juntos e agregar cada vez mais federações para que possamos organizar os Programas de Mudanças Climáticas em todos os Estados”, declarou.

O Consórcio Brasil Verde é formado por 21 entes federados. Também foram eleitos os coordenadores dos Biomas: Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) – Pampa; Ratinho Júnior (Paraná)- Mata Atlântica; Eduardo Ridel (Mato Grosso do Sul) – Pantanal; Ronaldo Caiado (Goiás) – Serrado; João Azevedo (Paraíba) – Caatinga; Gladson Cameli (Acre) – Amazônia.

Anúncio

No final de fevereiro, o Consórcio Brasil Verde e o Governo da Califórnia firmaram um Memorando de Entendimento (MOU) para fortalecer a cooperação no enfrentamento dos desafios da mudança climática, biodiversidade e poluição. O documento mira o desenvolvimento de projetos de resiliência e adaptação climática, temas cujo Governo da Califórnia já conta com expertise.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

foto-redes-sociais-1

Genro é indiciado por feminicídio após morte de mulher em Afonso Cláudio

Rainha e princesas eleitas 2025

Oito jovens disputam título de Rainha da Festa do Morango em Domingos Martins 

capa

Prefeitura de Domingos Martins tem 10 dias para apresentar plano para canil superlotado

WhatsApp Image 2026-08-19 at 14.45.06

Treze anos depois, caso Claudiele Effgen terá novo julgamento em Marechal Floriano

WhatsApp Image 2026-08-19 at 11.00.38

Natal Premiado terá R$ 20 mil no Pix e 24 prêmios em Domingos Martins

pzzb1932

Comércio com Sudeste Asiático pode superar relações com EUA e UE, diz Mauro Vieira

Vacinas- Foto -Paulo PintoAgência Brasil

Dia D da Multivacinação acontece neste sábado em todo o país

DENIO ALBARO2

Sicoob lança agente de IA para automatizar operações de TI