Dengue: crianças e adolescentes de 10 a 14 permanecem como público da vacina no Estado

Publicado em 19/02/2025 às 09:15

Compartilhe

Vacinacao-3

Foto: Divulgação/ Sesa

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos permanecem como público-alvo da vacina contra a dengue no Espírito Santo, mesmo diante do anúncio do Ministério da Saúde (MS), que abriu a possibilidade de vacinação de pessoas de 6 a 16 anos ou mesmo de 4 a 59 anos, com vacinas com prazo de validade de até dois meses.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, no Espírito Santo não há vacinas de dengue em estoque com validade curta, portanto a mudança não se aplica aos municípios capixabas.

“O Espírito Santo está com as doses com prazo de validade superior a seis meses. Atualmente, há 18.358 doses da vacina nas redes de frio e salas de vacinação nas unidades de saúde. Importante que os pais levem os seus filhos(as) para se vacinarem. A vacinação é gratuita, segura e evita mortes por dengue nessa faixa etária”, afirmou.

Em 2025, o Espírito Santo aguarda novo envio da vacina pelo Ministério da Saúde para vacinação de primeiras e segundas doses das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, indispensáveis para garantir a proteção completa contra a doença.

Doses

O Estado recebeu do Ministério da Saúde 196.340 doses da vacina contra a dengue, até o dia 26 de dezembro de 2024. No total, foram utilizadas 177.982 doses, o que representa uma taxa de utilização de 91%, segundo o Site Vacina e Confia ES e o Sistema de Informação de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (17).

A meta é vacinar 90% dos 246.651 jovens no Estado. No total, 120.171 crianças e adolescentes receberam a primeira dose da vacina, o que representa 48,7% de cobertura vacinal. Já 47.337 deles tomaram a segunda dose da vacina, cerca de 19% de cobertura vacinal. Os dados estão disponíveis no Site Vacina e Confia ES.

Mensagem via SMS

Desde o ano passado, a Secretaria da Saúde (Sesa) passou a enviar mensagens nos celulares, via SMS, para lembrar os pais de vacinar as crianças e adolescentes. Até o momento, foram enviados 271.616 torpedos alertando sobre aquelas que não receberam a primeira dose ou já estão aptas a receber a segunda dose da vacina.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral