Caravana da Saúde intensifica o controle da dengue em 22 municípios de 12 estados

Publicado em 09/02/2025 às 12:21

Compartilhe

casavana da saude

Foto: Raphaella Donon/MS

O Ministério da Saúde concluiu mais uma semana de visitas da caravana técnica para fortalecer as ações de controle da dengue contabilizando 22 municípios de 12 estados. A iniciativa, conduzida pela equipe do Centro de Operações de Emergência em Saúde para Dengue e outras Arboviroses (COE Dengue), tem como objetivo reforçar a vigilância epidemiológica, aprimorar a assistência à população e reorganizar os serviços de saúde. 

Bagé (RS), Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Campinas (SP), Cruzeiro do Sul (AC), Feijó (AC), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Joinville (SC), Macapá (AP), Manaus (AM), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Salvador (BA), São José do Rio Preto (SP), Tarauacá (AC) e Vitória (ES) foram os municípios contemplados pela ação até o momento. 

A caravana integra os esforços contínuos da pasta para prevenir e controlar essas doenças, especialmente durante o período sazonal, quando os casos tendem a aumentar. Em janeiro, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a instalação do COE para monitorar a situação epidemiológica no país e lançou um novo Plano de Contingência Nacional para ampliar a rede assistencial e conter o avanço das arboviroses

Além do suporte técnico, os estados recebem orientações para implementar ações de educação em saúde e mobilização social, com foco na eliminação de criadouros do mosquito transmissor. Dentre elas, a campanha nacional de controle da dengue, Zika e chikungunya, que tem como slogan “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora” e chama a atenção para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. A peça incentiva a população a dedicar 10 minutos por semana para controlar os focos de reprodução do inseto. 

O ministério acompanha de perto o cenário epidemiológico, destinando R$ 1,5 bilhão no ciclo 2024/25 para fortalecer as ações de controle das arboviroses em todo o território nacional. 

Plano de ação e inovações tecnológicas 

Plano de Ação para Redução da Dengue e Outras Arboviroses 2024/2025 incorpora novas tecnologias para o controle do vetor, incluindo: 

  • Expansão do Método Wolbachia de 3 para 40 cidades; 
  • Implantação de insetos estéreis em aldeias indígenas; 
  • Uso de borrifação residual intradomiciliar em áreas de grande circulação; 
  • Instalação de 150 mil Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) na primeira fase do projeto; 
  • Aplicação do Bacillus Thuringiensis Israelensis (BTI) para controle do mosquito. 

Plano de contingência 

Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika estabelece diretrizes para a prevenção, controle e assistência em saúde durante surtos e epidemias. O documento reforça a necessidade de uma resposta organizada e eficiente, com integração entre diferentes esferas de governo e participação ativa da população. 

Acesse a página do COE para Dengue e outras Arboviroses 

Edjalma Borges
Ministério da Saúde

Veja também

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano

capa 23

Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.24.28

Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433-2-768x433

Feriado começa com sol, mas frente fria muda o tempo no ES

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima