O ano letivo começa para 3.800 alunos do sistema prisional do Espírito Santo

Publicado em 06/02/2025 às 13:43

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-02-05 at 16.43.52

Foto: Divulgação/ Sejus

O ano letivo para cerca de 3.800 alunos que cumprem pena no sistema prisional do Espírito Santo teve início nessa segunda-feira (03). A Secretaria da Justiça (Sejus), responsável pela administração das unidades prisionais do Estado oferta o ensino na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu). São 230 turmas, divididas entre os ensinos Fundamental e Médio em todo o Estado.

A educação formal faz parte do Programa de Ressocialização da Sejus. “Temos atuado para ampliar o número de vagas de ensino ofertadas à população prisional, pois entendemos que a educação é a base para a transformação social. A formação educacional é um grande passo também para as oportunidades de trabalho que oferecemos e auxilia na avaliação de demais habilidades. Iniciamos o ano letivo nas unidades prisionais do Estado com uma equipe preparada e empenhada em transformar o futuro de muitas pessoas, resultado de uma parceria fundamental com a Secretaria da Educação. Mesmo estando em cárcere, cumprindo por um crime cometido, oferecemos oportunidades de recomeço e acreditamos que após o cumprimento da pena, esse indivíduo poderá ser reintegrado à sociedade”, ressaltou o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.

No ano passado, o ano letivo contou com 3.718 internos matriculados no Ensino Fundamental e Médio nas unidades prisionais do Espírito Santo, cerca de 5.225 internos se inscreveram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e 3.354 no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“O processo de escolarização nas unidades prisionais, além de ser um direito dos internos, é concebido pela Secretaria de Educação como estratégia fundamental para ampliar as oportunidades de ressocialização desses sujeitos. Nessa perspectiva, as equipes pedagógicas de nossas escolas referência e exclusivas se prepararam para o ano letivo de 2025”, disse a gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Sedu, Mariane Berger.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sejus

Veja também

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos