Começam as obras de reforma do Centro Cultural Carmélia

Publicado em 09/01/2025 às 13:30

Compartilhe

Rodrigo Schena_Raisa Haig

O Centro Cultural Carmélia Maria de Souza está se transformando em um grande canteiro de obras. O Governo do Estado, por meio da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, assinou a ordem de serviço para que a empresa responsável pelas obras inicie os trabalhos de revitalização de um dos mais importantes monumentos da cultura e da comunicação do Espírito Santo.

As obras serão feitas em duas etapas. A primeira, recém-contratada, contempla a reforma das fachadas e da cobertura. Os trabalhos devem durar 165 dias corridos contados a partir dessa quarta-feira (08), quando foi assinada a ordem de serviço. Assim, a primeira etapa deve ser concluída ainda no primeiro semestre do ano.

A segunda etapa abrange as áreas externa e interna do imóvel. O edital para contratar a empresa responsável pelos trabalhos finais deve ser publicado ainda no primeiro trimestre de 2025. A completa revitalização do espaço exige recursos da ordem de R$ 25 milhões e deve ser concluída em março de 2026.

“O governador Renato Casagrande criou a Fundação Carmélia com o objetivo de modernizar a gestão das emissoras públicas de rádio e televisão. O início da reforma é mais uma prova dessa modernização da gestão pública. Assumimos a responsabilidade pelas obras há poucos meses, contratamos a empresa e já estamos dando início aos trabalhos. Sabemos da importância do Carmélia para todos os capixabas e assumimos esse desafio com o firme propósito de fazer com que ele volte a ser palco de ações direcionadas à cultura, às artes e à comunicação pública”, disse Igor Pontini, diretor-geral da Fundação Carmélia.

Pontini destaca que a TVE, a Espírito Santo 89.1 FM e a própria Fundação Carmélia serão integradas no Centro Cultural tão logo o espaço esteja completamente revitalizado e devidamente equipado.

Histórico do Centro Cultural Carmélia

O Centro Cultural Carmélia foi inaugurado em 1986, depois que a União cedeu o imóvel para o Governo do Estado. O lugar, que nasceu vocacionado para a cultura e as artes, tornou-se um dos espaços culturais mais importantes do Espírito Santo entre as décadas de 1980 e 1990, dispondo de teatro, cinema, biblioteca e galerias de arte.

Em 2000, a TVE Espírito Santo, emissora pública de televisão, foi transferida para o Centro Cultural, passando a ocupar a área onde antes funcionava o cinema, já desativado, ampliando a aptidão do espaço. Em 2010, a cessão do imóvel passa a ser compartilhada com a Prefeitura de Vitória.

Durante os anos seguintes, apenas os ambientes ocupados pela TVE receberam manutenção por parte do Governo do Estado, a fim de garantir o adequado funcionamento da emissora e a salubridade do lugar. As demais áreas tornaram-se ociosas e deterioraram-se pela falta de manutenção e pelos efeitos implacáveis do tempo.

Diversas foram as mobilizações e manifestações de representantes do setor cultural, agentes políticos e dos próprios servidores públicos que atuavam na autarquia em prol da recuperação do Centro Cultural Carmélia. Sensível aos anseios da sociedade, o Governo do Estado decidiu assumir completamente o espaço e reiniciou as tratativas junto à Superintendência de Patrimônio da União (SPU). Foi pactuado um novo termo de cessão e, a partir de então, a TVE foi transferida para a sede da autarquia, dando início ao processo de desocupação do lugar.

Com o início das atividades da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, em 2024, o Governo do Estado confiou a reforma e revitalização do espaço à instituição recém-criada, garantindo que o renascimento do Centro Cultural seja revestido de modernidade e utilidade.

Texto: Juliana Esteves

Fonte: Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública

Veja também

Handful of fresh roasted coffee beans form the sack

Café capixaba atinge US$ 147 milhões em exportações em junho

females-doctor-hospital-with-stethoscope

Agora Tem Especialistas abre 1,7 mil vagas para médicos especialistas atuarem em áreas prioritárias do SUS

ccrna

Brasil terá Centro de Competência em RNA mensageiro para fortalecer produção de vacinas e medicamentos

pmes em dm

Comandante-geral participa da Operação Colheita em Domingos Martins

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga