Com reestruturação de hospitais federais, mil leitos devem ser reabertos em janeiro de 2025

Publicado em 01/01/2025 às 13:33

Compartilhe

mil leitos

Foto: Matheus Brasil/MS

Com o avanço do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, cerca de mil leitos devem ser reabertos em três unidades — Bonsucesso (HFB)Andaraí (HFA) e Cardoso Fontes (HFCF). A previsão é que ainda em janeiro as primeiras enfermarias sejam reativadas.

A ampliação ocorre após investimentos em obras de infraestrutura, abastecimento e readequação dos espaços. A reestruturação foi elaborada pelo Ministério da Saúde e iniciada em julho. A partir disso, os parceiros executam melhorias nas unidades, que continuam 100% Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a diretora do Departamento de Gestão Hospitalar do Rio de Janeiro (DGH-RJ), Teresa Navarro Vannucci, a reabertura de leitos impacta na capacidade de atendimento e na diminuição de filas. Juntos, os hospitais do Andaraí e Cardoso Fontes planejam a reabertura de 700 leitos. Já o Bonsucesso, cerca de 300 leitos.

“A gente começa o ano com a previsão de mais disponíveis na rede e com certeza com aumento no número de atendimentos. Essa reabertura já passa fazer uma diferença absurda para a cidade do Rio de Janeiro”, explica Teresa.

Além da abertura de leitos, a previsão é que as emergências dos hospitais sejam reabertas. Para isso, estão sendo realizados reparos nos prédios, contratação de pessoal e compra de equipamentos.

“Não há dúvida que a reestruturação da rede vai ser um sucesso. As obras já começaram e a contratação de pessoas também já começou. A população pode esperar mais leitos, mais atendimentos e ampliação dos serviços. Está todo mundo muito, muito esperançoso e com muita vontade que deu certo”, conclui a diretora do DGH-RJ.Cerca de mil leitos devem ser reabertos em três hospitais federais: Bonsucesso (HFB), Andaraí (HFA) e Cardoso Fontes (HFCF) (Foto: Matheus Brasil/MS)

Reestruturação

Ao todo, quatro unidades federais já iniciaram a reestruturação: hospitais federais de Bonsucesso (HFB), do Andaraí (HFA), Cardoso Fontes (HFCF) e Servidores do Estado (HFSE).

O HFB é administrado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) desde 15 de outubro. Entre as ações mais recentes, está a contratação de 1.000 funcionários.

Os novos profissionais vão compor a força de trabalho da unidade, atuando em funções como nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros.

O HFA e o HFCF foram municipalizados para a Prefeitura do Rio de Janeiro. A meta é dobrar o número de atendimentos. O Ministério da Saúde repassou R$ 150 milhões à prefeitura. Além desse pagamento, está prevista a incorporação de R$ 610 milhões de teto MAC para a cidade do Rio de Janeiro.

Já o HFSE iniciou estudos para a fusão com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Com a integração, serão 500 leitos à disposição do sistema de saúde. Além disso, haverá maior capacidade de qualificação para os profissionais com a abertura de novas vagas de residência médica.

Servidores

A reestruturação em curso garante todos os direitos dos servidores dessas unidades hospitalares. Haverá um processo de movimentação voluntária dos profissionais, que respeitará a opção dos servidores por outros locais de trabalho.

O ministério criou um canal de atendimento para tirar dúvidas de servidores sobre o plano. Os questionamentos são recebidos por e-mail e respondidos pela Coordenação de Gestão de Pessoas do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH). Ao todo, as unidades federais possuem 7 mil servidores efetivos e 4 mil temporários.

Otávio Augusto
Ministério da Saúde

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro