Espírito Santo inicia planejamento da Operação Verão 2024/2025

Publicado em 23/12/2024 às 10:21

Compartilhe

image-400

Nesta quinta-feira (19), as Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e de Turismo (Setur) anunciaram, em coletiva, os detalhes da Operação Verão 2024/2025. A iniciativa reúne esforços de diversas instituições, incluindo a Polícia Militar (PMES), Polícia Civil (PCES), Corpo de Bombeiros (CBMES), Polícia Científica (PCIES), Detran|ES, NOTAer, Capitania dos Portos e prefeituras municipais.

A operação será realizada entre 26 de dezembro de 2024 e 9 de fevereiro de 2025, abrangendo todo o Espírito Santo, com foco nas regiões de maior fluxo turístico. O objetivo é assegurar a ordem pública, especialmente em áreas litorâneas e pontos turísticos do interior.

“Essa integração é uma tradição para garantir segurança no período de grande movimentação de turistas. Teremos 650 agentes extras por dia e um investimento significativo do governador Renato Casagrande para proporcionar bem-estar aos visitantes e capixabas”, destacou o secretário de Segurança, Leonardo Damasceno.

Reforço da Segurança
Durante a operação, cerca de 650 agentes das Forças de Segurança atuarão diariamente em 26 municípios com alta concentração de visitantes. O reforço abrangerá balneários e eventos como Réveillon, Carnaval e festas municipais, com ações específicas para cada demanda.

A Polícia Militar empregará mais de 500 agentes por dia, além do efetivo regular, intensificando patrulhas, bloqueios e fiscalizações de trânsito em parceria com o Detran|ES. Drones serão utilizados para monitorar grandes aglomerações.

O Corpo de Bombeiros ampliará sua atuação com embarcações, equipes de mergulho e apoio a guarda-vidas municipais. Também fará vistorias em grandes eventos e atuará em situações de emergência, como enchentes.

Já a Polícia Civil reforçará plantões em delegacias regionais e distritais em pontos turísticos como Conceição da Barra, Fundão, Jacaraípe e Piúma. A Polícia Científica manterá equipes de prontidão, enquanto o NOTAer realizará patrulhamento aéreo e suporte a emergências.

Segurança Náutica e Turismo
A Capitania dos Portos lançará a Operação Navegue Seguro, com 150 militares extras para fiscalizar embarcações e promover a segurança da navegação. O aplicativo NavSeg será incentivado para registro de planos de navegação, facilitando resgates em emergências.

O secretário de Turismo, Philipe Lemos, ressaltou a importância da operação para consolidar o Espírito Santo como destino seguro e atrativo. “Realizamos pesquisas anuais, e 86% dos turistas classificam o Estado como seguro. Nosso objetivo é garantir conforto e segurança para moradores e visitantes, promovendo as belezas naturais e movimentando a economia local”, afirmou.

Fonte/Foto: Assessoria de Comunicação da Sesp/ Setur

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral