Lançamento do livro sobre comunidades ribeirinhas do Rio Doce acontece em Domingos Martins nesta quinta-feira (19)

Publicado em 18/12/2024 às 21:57

Compartilhe

capa livro do ribeirinho

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

O município de Domingos Martins será palco do lançamento do mais novo livro de Cláudia Viuvanegra, “O Caboclo do Rio Doce”, uma obra que mistura tradição, oralidade e uma forte mensagem de preservação ambiental. O evento acontece, nesta quinta-feira (19), às 10h, na Biblioteca Pública Municipal de Domingos Martins, situada na Av. Senador Jefferson de Aguiar, n. 275, no Centro Cultural Imperador, anexo ao antigo Hotel Imperador, na sede.

A cerimônia de lançamento promete reunir leitores, artistas e entusiastas da cultura capixaba, contará com uma conversa especial com a autora, além de contação de histórias que resgatam memórias e causos ribeirinhos.

A autora, que vive no Espírito Santo há mais de três décadas, resgata em seu livro as histórias que ouviu de sua avó, contadas à beira do fogão a lenha. A autora compartilha uma visão sensível sobre a vida das comunidades ribeirinhas do Rio Doce, abordando sua relação íntima com a natureza e os desafios enfrentados por essas populações.

“O que me inspirou a escrita deste livro foi ouvir, desde pequena, os causos que minha avó contava à beira do fogão a lenha, principalmente quando chovia muito e não tinha energia. Essas histórias são o retrato da minha ancestralidade e de tudo que veio antes de nós: o fogo, a água, o vento, o barro. A oralidade desses causos me ensinou a importância de preservar nossas tradições e cuidar do meio ambiente,” explicou Cláudia.

O livro também conta com Fábio Pererê, responsável por introduzir o projeto no programa Funcultura e Alan Nogueira, ilustrador do livro, que trouxe um trabalho artístico em preto e branco que conecta o leitor às lendas e mitos do Rio Doce. Já a publicação é assinada pela editora Fatum, com sede em Curitiba, que valoriza autores regionais e narrativas de impacto cultural.

“A preocupação de Alan Nogueira com as ilustrações foi fundamental para traduzir visualmente a riqueza do folclore e das histórias que narro. Cada detalhe foi pensado para reforçar o impacto da obra e seu caráter imersivo”, destaca.

E nesta narrativa que mistura memória, história e crítica social, Cláudia Viuvanegra destaca a importância da preservação das matas, rios e comunidades. Ela explica que sua inspiração para o livro também veio dos desastres de Mariana e Brumadinho, que devastaram regiões próximas ao Rio Doce.

“Minha avó dizia que os caboclos das matas e dos rios desapareceriam devido à destruição. E hoje isso se torna uma realidade. Precisamos refletir sobre nossa ancestralidade, cuidar do meio ambiente e preservar nossas tradições. Este livro é um alerta e, ao mesmo tempo, um tributo às pessoas simples e batalhadoras que vivem em harmonia com a natureza,” conclui.

Serviço:

  • Data: quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
  • Horário: 10h
  • Local: Biblioteca Pública Municipal de Domingos Martins
  • Endereço: Av. Senador Jefferson de Aguiar, nº 275, Centro Cultural Imperador (anexo ao antigo Hotel Imperador), na sede
  • Preço: R$  45,00

Veja também

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano

capa 23

Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.24.28

Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433-2-768x433

Feriado começa com sol, mas frente fria muda o tempo no ES

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima