ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

A CIGARRA E O FURACÃO

Publicado em 06/12/2024 às 09:58

Compartilhe

arte e cronica

A saudade dilacera o coração e a nossa alma. Li isso em um poema na época da escola. Nunca compreendi plenamente, porém as coisas começam a fazer sentido após serem sentidas, onde criam marcas indeléveis na alma. Ao aproximar do fim do ano sinto meu coração mais pesado, lembro de todos que se foram e recordo de tudo que queria ter vivido, como veleiro que busca ir para um canto e vai para outro, distante e estranho de tudo que já viu.

Aturdido, tento entender tudo, mas tudo me escapa. Começo a perceber que talvez não exista um sentido e que o sentido esteja no próprio existir. A prima face é apenas o caos que dita tudo e a todos controla, quem nunca se sentiu um joguete nas mãos do destino? Como em uma tempestade sem guarda-chuva, correndo sem rumo em busca de uma proteção que parece cada vez mais distante a cada passo que der.

A vida passa, refletindo ou não sobre ela. Ouvi isso uma vez e achei de grande idiotice, mas com o decorrer do tempo, começo a perceber que o idiota era eu mesmo. Sempre considerei que cada passo e cada fase deveria ser planejada e preparada. Isso significava sabedoria para mim. Todavia, noto que a sabedoria justamente é saber lidar com o intangível e com a sensação de fracasso de todo um planejamento de vida inexistente.

Os sábios conseguem não ficarem abalados diante de sonhos não realizados, pois o que foi realizado já basta para satisfação, desde que tenham feito tudo que era possível de prever ou fazer. E é muito difícil não querer controlar a vida, quem gosta de surpresas? Ninguém. Apesar de ser racional o argumento, o sentimento é sempre de buscar o caminho conhecido, de querer saber de tudo antes, para em última instância evitar o sofrimento.

A minha ingenuidade sobre isso foi abissal, assim como uma cigarra cantante de forma despretensiosa falava com propriedade inverdades sobre o bem viver, tendo a mim mesmo como régua para julgamento. Exultava por planos e projetos existenciais, ditoso por ter as virtudes necessárias para alcançar tudo que quisesse.

O tempo passa, a verdade vem, não de maneira doce e gentil, mas como um furacão que vem e varre tudo, destrói qualquer certeza ou vaidade de verdade. E deixa apenas quem de fato somos em essência. Foi um encontro inevitável comigo mesmo. Onde está todo conhecimento? Onde está a soberba? Onde está toda previdência/providência infalível?

Deitado olhando para o teto, completamente sem rumo, madrugadas a fio chorando, passado o turbilhão do furacão, vem o silêncio dilacerante, onde escutamos as batidas do próprio coração. Questionamentos são inócuos, inevitavelmente sempre o são. É preciso aprender a viver com dúvidas que jamais terão respostas.

Assim, a cigarra termina o seu canto.

Este espaço é dedicado a todos os escritores, fotógrafos, pintores, escultores e artistas da região das montanhas capixabas.
Caso tenha vc tenha interesse em publicar seu trabalho aqui, favor enviar seu material, com o assunto “Coluna Arte nas Montanhas”, para: admin@montanhascapixabas.com.br

Veja também

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia