Ministério da Saúde realiza a distribuição de 1,2 milhão de doses da vacina contra a Covid-19.

Publicado em 24/10/2024 às 10:02

Compartilhe

fab5e58e-c515-43a0-bd8b-16a3e9b120cc

Foto: Ricardo Valarini/MS

O Ministério da Saúde deu início à distribuição de 1,2 milhão de doses da vacina contra a Covid-19. Os estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco receberão os imunizantes a partir desta quarta-feira (23). Até o final da semana, todos os estados estarão atendidos. Este novo lote faz parte da compra emergencial de vacinas atualizadas, e a pasta realiza envios regulares aos estados, que são responsáveis por repassar as doses aos municípios.

Recentemente, foi concluído um novo pregão para adquirir mais 69 milhões de doses, garantindo a proteção contra cepas atualizadas nos próximos dois anos. As entregas pelos fabricantes ocorrerão de forma parcelada, de acordo com a adesão da população e as atualizações aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Essa iniciativa resultou em uma redução de cerca de 28% no preço por dose, tornando-se um dos menores valores do mundo. Enquanto os Estados Unidos pagam até US$ 30 por dose, o Brasil desembolsa apenas US$ 7.

A ministra Nísia Trindade ressaltou: “As hospitalizações e óbitos por Covid-19 ocorrem principalmente entre aqueles que não receberam as doses recomendadas. Não deixem de se vacinar. Vacinas salvam vidas.”

A cobertura vacinal contra a Covid-19 mostra que 86% da população brasileira completou o esquema vacinal primário, que consiste em duas doses. Atualmente, a imunização é rotineiramente recomendada para grupos prioritários, como pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e crianças, além de aqueles que não completaram o esquema primário.

O Ministério da Saúde enfatiza que não há falta generalizada de vacinas no Brasil e que adota estratégias para manter a vacinação em dia, assegurando a proteção da população. Todas as ações são realizadas em colaboração com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Fonte: Ministério da saúde

Veja também

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima

d70aadff-8e30-4d7e-a1e9-0847eb5e8376

Ação conjunta flagra furto de energia em lavanderia em Venda Nova do Imigrante

assmaa_abu_jidian_copiar

Governo brasileiro não consegue retirar palestina com histórico de vida no Brasil da Faixa de Gaza

09052025-pzzb8365

Correios atenderão aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos no benefício

167004

Espírito Santo terá um fim de semana chuvoso com a chegada de uma frente fria

Imagem do WhatsApp de 2025-05-22 à(s) 09.12.32_f7e056f0

Cooabriel vai premiar melhores cafés conilon de 2025; inscrições estão abertas

Cavalos-Alfredo-Chaves

Cavalos mais premiados do Brasil participarão de exposição em Alfredo Chaves

Imagem do WhatsApp de 2025-05-22 à(s) 08.28.08_610c1a92

Moradores relatam condições precárias de ponte de madeira em Domingos Martins