Ufes se transforma em palco da cultura hip hop capixaba com o evento ‘Rap(ensar)’

Publicado em 16/08/2024 às 09:22

Compartilhe

cultura 16-08 - ft gov es

No próximo dia 22 de agosto, o Teatro Universitário da Ufes será o cenário para a celebração da cultura hip hop capixaba, com o evento “Urbes Convida (à): Rap(ensar)”. Contando com as presenças de Cesar MC, Dudu MC, Afronta e Afari, o evento promete realizar uma reflexão profunda sobre as contradições e potências da vida urbana por meio do rap.

O ‘Rap(ensar)’ é organizado pelo Urbes: Núcleo Capixaba de Estudos da Experiência Humana em Meio Urbano, e busca ultrapassar os muros da academia, transformando a universidade em um espaço de encontro entre artistas e público. “O rap é uma voz poderosa que emerge das periferias e ecoa nas ruas das nossas cidades. Com este evento, queremos não apenas celebrar essa cultura, mas também abrir espaço para que essas vozes sejam ouvidas e discutidas na universidade”, destaca Manuela Blanc, diretora do projeto.

A dinâmica do evento foi pensada para ser uma experiência interativa, na qual o público participa ativamente em cada etapa. A oficina de rima abre espaço para a troca de ideias e a prática criativa, enquanto a batalha de rima traz toda a energia e a espontaneidade da cultura hip hop ao palco. Para fechar, a mesa-redonda promove uma discussão profunda, conectando as vivências do dia a dia às questões mais amplas sobre a cidade e suas complexidades.

O “Urbes Convida (à): Rap(ensar)” é mais do que um evento, é um convite para refletir sobre o urbano e sobre as vozes que ecoam nas periferias, utilizando a universidade como palco para essas narrativas.

Esse projeto foi aprovado no edital de Artes Livres, oferecido pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), reafirmando o compromisso com a valorização da cultura e das expressões artísticas periféricas.

Programação:

  • 14h – Oficina de rima e roda de conversa
  • 17h – Batalha de Rima – Batalha do F
  • 18h30 – Mesa redonda: Rimar pra não morrer

Participação Cultural: Slam UFES

Mediador: Jack “Da Rua”

Serviço:
Data: 22/08/2024
Local: Teatro Universitário – Ufes
Horário: A partir das 14 horas
Entrada: Gratuita

Fonte e foto: Governo ES

Veja também

Itaúnas - Janeiro 2022 - Karol Gazoni - Asscom Iema (3)

Parques estaduais são opção de lazer no Verão

WhatsApp Image 2026-01-27 at 17.36.54

Operação volante flagra transporte irregular de pimenta-do-reino e café no Norte do Estado

orpo de Bombeiros

Incêndio atinge cozinha de pizzaria no Centro de Domingos Martins

arte-e-cronica

Vão em pé, amontoadas e sorridentes

cannabis- freepik- maconha

Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país

pimenta do reino- freepik

Estudo revela impacto de nematoides na sustentabilidade da pimenta-do-reino

2290

Governo estabelece programação orçamentária e financeira para 2026

IMG_2928

Governo do Espírito Santo lança Fundo de Descarbonização, com quase R$ 1 bilhão destinados ao financiamento da transição energética