Governadores do Sul e do Sudeste chegam a Pedra Azul para encontro regional

Publicado em 09/08/2024 às 09:28

Compartilhe

politica-09-08-Foto-Helio-Filho-SecomES-11o-Cosud-Pedra-Azul-capa

Texto: Julio Huber/ Fotos: Hélio Filho/SecomES

Os sete governadores dos estados do Sul e do Sudeste do Brasil estão em Pedra Azul, Domingos Martins, para a realização da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento teve início ontem (08), e entre os temas centrais deste encontro estão a adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e a segurança pública.

A solenidade de abertura teve a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além de seis dos sete governadores da região: Renato Casagrande (Espírito Santo), Jorginho Mello (Santa Catarina), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro). O governador do Paraná, Ratinho Junior, chegou na manhã desta sexta-feira (09) para o encontro.

Em sua fala, o governador anfitrião destacou que esta nova edição do Consórcio é uma oportunidade de apresentar as potencialidades do Espírito Santo e a região turística de Pedra Azul. Segundo ele, o Cosud busca o fortalecimento das instituições públicas e, assim, da democracia, com relações institucionais que se baseiam no diálogo. Os sete estados integrantes do Cosud representam 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

“O Consórcio de Integração Sul e Sudeste tem essa visão porque os estados ganharam um protagonismo que no passado não tinham. Os governadores tiveram que gerenciar crises históricas nunca antes enfrentadas, como a pandemia. Passamos a ter tarefas importantes e se os nossos estados funcionarem adequadamente, conseguimos de fato melhorar a vida dos brasileiros. O Cosud se organiza com o intuito de consolidar no país um projeto que seja inclusivo e que todas as regiões possam ser organizadas e equilibradas”, afirmou Casagrande.

Renato Casagrande – Governador ES

Durante a abertura, os governadores presentes fizeram uma saudação inicial e falaram sobre a importância da união dos sete estados. Em seguida, o ministro Ricardo Lewandowski comentou sobre a proposta do Governo Federal em incluir a segurança pública, de forma hierarquizada na Constituição. Ele informou que a proposta deverá ser amplamente discutida antes de ser levada à cabo.

“A segurança pública, assim como a saúde e a educação, merece ser colocada na Constituição, para permitir que a União tenha um papel maior na coordenação do Sistema Único de Segurança Pública, que por ter sido criado por uma lei ordinária não tem o condão de promover a integração dos entes federados, dos 27 estados membros da federação, mas também dos mais de cinco mil municípios do nosso país”, informou o ministro, sobre o objetivo do projeto de emenda à constituição que vem sendo discutido pelo Governo Federal.

A programação do Cosud Pedra Azul segue nesta sexta-feira (09) com a realização de 14 grupos de trabalho (GTs) com a participação de secretários estaduais das duas regiões. Os GTs irão acontecer em quatro pontos diferentes de Pedra Azul, aproveitando a beleza natural da região de montanhas capixabas para divulgar o turismo. Já os governadores se reúnem para discutir sobre os temas centrais desta edição. Clique aqui e assista a cerimônia de abertura com as falas dos governadores.

Grupos de Trabalho
1 – Agricultura e Pecuária
2 – Defesa Civil e Meio Ambiente
3 – Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomentos
4 – Direitos Humanos, Juventude e Política para as Mulheres
5 – Educação
6 – Esportes
7 – Governança, Procuradoria e Planejamento
8 – Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano
9 – Inovação e Governo Digital
10 – Saúde
11 – Segurança
12 – Turismo
13 – Fazenda, Previdência e Controladoria
14 – Cultura

COSUD – O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os Governos de ambas as regiões e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil.

As áreas de meio ambiente, segurança pública, assistência social, cultura, infraestrutura, saúde, esporte, turismo, mobilidade, educação, desenvolvimento econômico, inovação, tecnologia e eficiência na gestão estão entre os temas discutidos.

Estes e outros assuntos são pauta da mobilização dos governadores e gestores dos sete estados envolvidos: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Estes estados acolhem mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56,5% dos brasileiros. Além disso, representam 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Governo do ES

Confira a cobertura do evento:

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral