Biblioteca de Domingos Martins recebe exposição de arte bauernmalerei

Publicado em 29/06/2024 às 11:57

Compartilhe

capa

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

A Biblioteca Pública de Domingos Martins sediará uma exposição especial de bauernmalerei, apresentando obras de artistas locais que celebram essa arte tradicional alemã. O evento acontece no Centro Cultural Imperador, localizado na avenida Senador Jefferson de Aguiar, 275, Centro, e estará aberto ao público de 13 a 21 de julho, a partir das 9h.

A bauernmalerei, também conhecida como “arte bauer”, é um estilo de pintura artesanal que se caracteriza por suas cores vibrantes, motivos florais e campestres, e traços livres e expressivos. Originária da Europa Central, essa arte foi trazida para o Brasil pelos imigrantes alemães e se enraizou na cultura de Domingos Martins.

Na exposição, os visitantes terão a oportunidade de apreciar a beleza e a delicadeza das obras de diversos artesãos locais, que dedicam o talento para preservar e difundir a tradição. Entre as pinturas, paisagens, animais, flores e elementos da vida rural, com cores alegres e composições harmoniosas que retratam e transmitem a simplicidade e a beleza da vida no campo. A artesã Rosana Guelfi (foto principal) também irá expor seu trabalho.

Desde 2015, a Prefeitura de Domingos Martins oferece espaço para os artistas martinenses poderem expor e comercializar suas criações. Com o apoio da prefeitura, o Espaço de Bauernmalerei na Associação Martinense de Artesãos (Amarte) tornou-se um ponto certo para turistas.

Para a secretária da Amarte, Maria da Penha Wasem, o Espaço Bauernmalerei é um refúgio para os artesãos de Domingos Martins. “Além de exibirem as criações, também compartilha a paixão e a herança cultural com todos que nos visitam. O espaço é um lugar onde a criatividade floresce e nossa identidade se fortalece, conecta passado e apresenta em cada peça a história da cidade”, comenta.

Aos interessados, as produções dos artesãos também podem ser encontradas da Casa do Artesanato, localizada na entrada da cidade, na feirinha de artesanato que acontece aos finais de semana no centro da cidade e nos ateliês dos próprios artesãos em diversos pontos do município.

Participarão da exposição as seguintes artesãs: Maria da Penha Wasem, Mariuza Grecco, Rosana Guelfi, Rosiane Ewald, Giuliana Baioco Rodrigues Vieira, Luciana Schneider Koehler, Luiza Laura Filho de Souza, Neuza Maria Kerner Vieira, Vanessa Gomes Nascimento e Santina Borges de Freitas.

Veja também

WhatsApp Image 2025-05-20 at 16.24.50

Governo do ES investe R$ 34,4 milhões em alimentos da agricultura familiar para merenda escolar

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1

Trump anuncia possível início imediato de negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

Florestal

Desmatamento no Espírito Santo cai mais de 60% em 2024, aponta relatório

IAAP - comite gestor

Governo do ES reforça vigilância após registro de gripe aviária em granja no RS

View of palestinian flag behind barbed wire in the desert against cloudy sky.

Brasil repatria novo grupo de brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza

Imagem do WhatsApp de 2025-05-20 à(s) 17.33.49_746b9d051

Jaguatirica é encontrada morta após ser atropelada em Domingos Martins

unplash 1

Expected Goals (xG) explicado: a métrica que está revolucionando as apostas

Imagem do WhatsApp de 2025-05-20 à(s) 16.59.47_38c7c595 1

Caso Rayane Berger: Família viveu “um velório a cada adiamento”, diz advogada da acusação às vésperas do julgamento