Prefeitura de Marechal Floriano recebe prêmio de prefeito inovador 2024

Publicado em 28/06/2024 às 13:36

Compartilhe

politica-28-06-ft-divilgacao-Lorena-Feitosa-1

Texto: Bruno Caetano/ Fotos: Divulgação

O prefeito de Marechal Floriano, Cacau Lorenzoni, foi reconhecido com o certificado de prefeito Inovador 2024 no 1º Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes. O prêmio foi concedido pela implantação de um sistema on-line de licenciamento ambiental, desenvolvido pela empresa EL, que agiliza e melhora o processo de licenciamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMEARH).

O congresso foi realizado pelo instituto Rede Cidade Digital, em conjunto com a Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória. O evento reuniu prefeituras de todo o estado para promover a troca de experiências e informações sobre o uso estratégico da tecnologia na gestão pública.

A secretária de Meio Ambiente de Marechal Floriano, Lorena Feitosa, recebeu o prêmio em nome do prefeito. Ela destacou os benefícios da nova plataforma, na promoção de uma análise facilitada dos processos. Segundo ela, a plataforma permite maior rapidez na resposta ao usuário e a comodidade para os requerentes e consultores ambientais trabalharem remotamente.

“Além dos ganhos tecnológicos, a gestão sem papel proporcionada pelo sistema on-line de licenciamento ambiental reduz a utilização de recursos naturais e a geração de lixo, demonstrando nosso compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade”, disse Lorena Feitosa.

A ferramenta implantada pela prefeitura permite a abertura de processos, acompanhamento de protocolos e obtenção de documentos de forma totalmente digital. Isso oferece maior agilidade aos cidadãos e elimina a necessidade de deslocamento até os órgãos públicos.

A população de Marechal Floriano pode acessar a nova plataforma e fazer solicitações diretamente no site oficial da prefeitura, na seção Meio Ambiente, escolhendo a opção Licenciamento Ambiental Online. O processo de cadastro conta com instruções passo a passo disponíveis no portal. O acesso também está disponível clicando aqui.

Como realizar seu licenciamento

Para o processo de licenciamento, o consultor deverá cadastrar na plataforma o pedido, anexando os documentos necessários. Após o cadastro, a SEMEARH realizará a conferência e homologação dos documentos, emitindo a taxa de licenciamento. A guia DAM será enviada para o e-mail do consultor. Após o pagamento, o consultor inserirá o comprovante no sistema, e o processo seguirá para análise.

Na segunda etapa, a vistoria será conduzida, e o técnico registrará no sistema um parecer técnico com constatações e sugestões para a emissão da licença, contendo as condicionantes para minimizar o impacto ambiental. O consultor deverá emitir a licença na própria plataforma. Condicionantes com prazo exigirão a comprovação dos controles ambientais; caso não sejam cumpridas, a plataforma enviará e-mails solicitando a devida execução.

Para a Dispensa de Licenciamento Ambiental – um processo no qual não é necessário um técnico responsável – o cidadão pode solicitar diretamente pela plataforma. Em casos nos quais o requerente não possui acesso à internet, a SEMEARH realizará a digitalização do processo.

Veja também

Barragem Liberdade, em Marilândia. Foto Fred Loureiro - Secom

Governo do ES lança crédito inédito para construção de pequenas barragens em áreas rurais

moto apreendida

Motocicleta com mais de R$ 205 mil em subsídios é localizada com monitoramento do Cerco Inteligente

WhatsApp Image 2025-05-20 at 16.24.50

Governo do ES investe R$ 34,4 milhões em alimentos da agricultura familiar para merenda escolar

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1

Trump anuncia possível início imediato de negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

Florestal

Desmatamento no Espírito Santo cai mais de 60% em 2024, aponta relatório

IAAP - comite gestor

Governo do ES reforça vigilância após registro de gripe aviária em granja no RS

View of palestinian flag behind barbed wire in the desert against cloudy sky.

Brasil repatria novo grupo de brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza

Imagem do WhatsApp de 2025-05-20 à(s) 17.33.49_746b9d051

Jaguatirica é encontrada morta após ser atropelada em Domingos Martins