Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

Publicado em 15/06/2024 às 11:48

Compartilhe

fevesu-24

Mais de dois mil produtores e pessoas envolvidas nos setores avícola e suinícola tiveram a oportunidade de se atualizarem e conhecerem as novidades dos segmentos durante a Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu 2024), realizada na última semana em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo. O evento foi realizado pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e pela Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), com produção da ProduShows Eventos.

A abertura da sétima edição da feira contou com a presença de produtores capixabas e de outros estados, além de autoridades políticas do Espírito Santo. O secretário estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), Ênio Bergoli, representou o governador Renato Casagrande e destacou a importância da feira. “Um evento de extrema relevância para o compartilhamento do que há de mais atual em informações, processos, tecnologias, sobre as questões envolvendo sanidade, entre tantos outros fatores”, enumerou Bergoli.

O secretário enfatizou ainda que a Feira também é “uma oportunidade única de intercâmbio entre fornecedores, produtores e indústrias processadoras. E esse é um arranjo de extrema importância para a economia estadual”, finalizou.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, afirmou que “é uma honra para nossa cidade receber um evento desse calibre, desse nível de excelência, reunindo importantes interesses comerciais e também apresentando tantos estudos científicos, tanta informação atualizada”, apontou o chefe do Executivo municipal.

Os desafios do mercado fizeram parte das palestras, de rodas de conversa, bem como foram destacados pelo deputado estadual Adilson Espíndola. “Existem ainda obstáculos a serem vencidos, mas o principal desafio para os produtores capixabas e de todo o Brasil, é conseguir produzir cada vez mais com qualidade e com menor custo”, afirmou o deputado que tem residência em Santa Maria de Jetibá, maior produtor nacional de ovos.

A importância de integrar academia, produtores e autoridades públicas foi outro tema de destaque na Favesu 2024. O superintendente federal da Agricultura e Pecuária no Espírito Santo, Guilherme Gomes de Sousa, reconheceu os benefícios na união entre esses agentes. “O Espírito Santo é referência em diversas áreas do agronegócio. Eu fico muito feliz em vivenciar essa integração, pois os segmentos só têm a ganhar em qualidade de processos e produtos”, afirmou o superintendente.

HOMENAGENS – Um dos momentos marcantes da Favesu 2024 foi a homenagem a personalidades que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da avicultura e suinocultura no Espírito Santo. Desde 2003, a Aves e a Ases prestaram homenagem àqueles que têm compromisso, empenho e paixão no que fazem diariamente.

Receberam placa de reconhecimento a avicultora de frango de corte do Grupo Venturini, Maria José de Sousa Venturini, a Zézé, como é chamada; o suinocultor Jovem Zucoloto, da Granja Zucoloto; e o avicultor de postura comercial Fredolin Boldt, fundador das Granjas Caramuru.

EVENTO – A estrutura da Favesu 2024 contou com uma área de 3.500 metros quadrados, com 44 estandes e 83 empresas participantes da Feira de Negócios. Durante os dois dias de evento (5 e 6), a programação incluiu a realização de 20 palestras técnicas e empresariais e ainda a Reunião Conjuntural e a Palestra Magna. Além do Espaço Científico, com a exposição dos trabalhos aprovados nesta edição. Assista abaixo a um vídeo com um pouco de como foi a Favesu 2024.

Marco Aurélio Mosquini, presidente da Ases, comemora o resultado e a repercussão da feira. “Nosso objetivo é trazer informação de ponta, tecnologia e as principais novidades para os setores. Por isso, a participação dos produtores é fundamental para troca de ideias e experiências”, finaliza.

O Instituto Ovos Brasil (IOB) trouxe para a Favesu sua reunião setorial que foi coordenada pela diretora administrativa da entidade, Tabatha Lacerda, juntamente com Nélio Hand, diretor financeiro do IOB.

Para o presidente do Conselho Deliberativo da Aves, Denilson Potratz, a Favesu sempre traz resultados positivos para os produtores capixabas. “Esse é um momento muito importante para os avicultores e suinocultores que têm a oportunidade de conhecer o que há de mais novo em tecnologia e manejo, além de ter contato com empresas e informações técnicas valiosas para seus negócios”, disse.

O diretor executivo da Aves e Ases e coordenador institucional da Favesu, Nélio Hand, contou que toda a essa estrutura e programação contaram com patrocínios e apoios fundamentais de empresas e instituições que acreditam no potencial da Favesu. “Os parceiros sabem da importância dos setores da avicultura e suinocultura para a economia e geração de renda do Espírito Santo”, enfatiza.

Fonte: Ave e Ases

Veja também

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano

capa 23

Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.24.28

Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433-2-768x433

Feriado começa com sol, mas frente fria muda o tempo no ES

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima

d70aadff-8e30-4d7e-a1e9-0847eb5e8376

Ação conjunta flagra furto de energia em lavanderia em Venda Nova do Imigrante

assmaa_abu_jidian_copiar

Governo brasileiro não consegue retirar palestina com histórico de vida no Brasil da Faixa de Gaza