Domingos Martins realiza Dia D da Vacinação contra Poliomielite neste sábado (08)

Publicado em 07/06/2024 às 14:23

Compartilhe

saude-23-05-ft-Fernando-Frazao-Angencia-Brasil-vacina

Texto: Bruno Caetano/ Foto: Fernando Frazão

Seguindo o calendário nacional de imunização, Unidades de Saúde iniciaram campanha de vacinação contra a paralisia infantil em nove distritos de Domingos Martins. Para reforçar a campanha, amanhã (08) acontece o dia D de vacinação contra a poliomielite, das 8h às 15h. Neste dia, a vacinação será exclusivamente para as crianças menores de cinco anos.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que se iniciou em 27 de maio, segue até 14 de junho e acontece em Barcelos, Biriricas, Melgaço, Paraju, Pedra Azul, Ponto Alto, Santa Isabel, Tijuco Preto e Sede. A programação é estendida no dia D para pais que têm dificuldade de levar seus filhos no horário de expediente normal.

Anúncio

Em 2023, a Cobertura Vacinal de Poliomielite em Domingos Martins atingiu 99,76%, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. O resultado fica acima da meta para as vacinas de rotina, que é de 95%.

O último registro da doença no Brasil foi em 1989. No entanto, em 2023, o Ministério classificou a doença como alto risco para reintrodução do vírus. Para isso, números maiores de doses estão sendo distribuídos para os municípios. Domingo Martins, em 2024, já recebeu 1.800 doses de vacina contra a poliomielite.

A enfermeira referência de Imunização Municipal, Karina Degen, explica que o esquema vacinal é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aos dois, quatro e seis meses de vida, e com mais duas doses de reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para menores de cinco anos. “A vacinação contra a poliomielite é a única maneira de prevenir a doença e proteger a pessoa vacinada contra o vírus, fornecendo imunidade”, disse Karina Degen.

Anúncio

POLIOMIELITE –A poliomielite é uma doença altamente infecciosa causada pelo poliovírus que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em questão de horas. O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio da via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um veículo comum (por exemplo, água ou alimentos contaminados) e multiplica-se no intestino.

A vacinação é importante para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no país, principalmente, após a notificação, em 2023, de um caso da doença em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil.

Veja também

18626

Condenados por estupro e tráfico de drogas são presos em Marechal Floriano e Domingos Martins

capa

Livro resgata a trajetória de Domingos José Martins, patrono da liberdade capixaba

guacui

Governo do Estado inicia ciclo de Audiências Públicas para elaboração do Orçamento 2027

Vitoria-praia-Espirito-Santo-Julio-Huber

Turismo capixaba cresce 1,1% no primeiro trimestre de 2026 e registra recorde no transporte aéreo

{B67EDAD2-B6EC-ECE0-ECDD-3E2E4BBBCDCB}

Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves confirma Simone Mendes como atração principal

Alecsandro Casassi_Recall de Marcas

Sicoob é a cooperativa mais lembrada pelos capixabas pelo 17º ano consecutivo

Boi-gado-pecuaria-Julio-Huber-1024x683

Exponel Ouro reforça protagonismo da pecuária capixaba com genética de excelência e inovação tecnológica

Praça de Alimentação Fenecon

Fenecon 2026 espera movimentar R$ 15 milhões e receber 30 mil visitantes em Conceição do Castelo