Qualidade e sustentabilidade do café capixaba são temas de simpósio promovido pelo Governo do Estado

Publicado em 25/04/2024 às 09:53

Compartilhe

agro-24-04-ft-seag

Foto: Seag

As novas exigências do mercado externo de café e os desafios para reduzir os resíduos agrícolas no solo estiveram no centro das considerações feitas durante o Simpósio Rede Inova Café – Qualidade com Sustentabilidade. O evento foi realizado nesta terça-feira (23), no Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV), na Capital capixaba, e contou com a presença de profissionais envolvidos com a cadeia produtiva do café, envolvendo desde a extensão rural a outras áreas ligadas à assistência aos produtores.

A organização do encontro é resultado de uma parceria entre Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Universidade de Vila Velha (UVV), Nescafé e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O Simpósio Rede Inova Café é realizado no âmbito do Programa de Incentivo à Pesquisa, à Extensão, ao Desenvolvimento e à Inovação Agropecuária (Inovagro), que tem como objetivo principal subsidiar o desenvolvimento, a socialização, a implementação, a avaliação e o monitoramento das políticas públicas estratégicas do Espírito Santo no âmbito da agricultura.

“O Governo do Estado apoiou e financiou esses 9 projetos de pesquisa e desenvolvimento na cafeicultura, dada a relevância das exigências do mercado internacional e também das demandas dos consumidores. Os mercados estão cada vez mais restritos em relação ao consumo e exportação de produtos com limites mínimos de resíduos de agroquímicos. Existe uma preocupação das pessoas e do mercado em expansão em relação à qualidade de vida com o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis em todos os seus aspectos”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Um exemplo da importância do tema são os concursos de qualidade de café, em que são exigidos dos produtores as práticas ambientais corretas. E o Estado tem se destacado nos principais concursos, com cafés arábicas de Marechal Floriano, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Caparaó e outras cidades conquistando as primeiras colocações nacionais.

No mês de março, o governador Renato Casagrande assinou o aporte de R$ 8,5 milhões em recursos para pesquisa e desenvolvimento sustentável da cafeicultura capixaba, sendo o maior investimento da história do nosso Estado e também um dos mais importantes do Brasil para esse fim. A cafeicultura no Espírito Santo é grande empregadora de mão de obra e está presente em mais de 75 mil propriedades rurais capixabas que produzem as variedades arábica e conilon, e que também são exportadas para mais de 80 países.

“O manejo racional e eficiente das plantas daninhas no cafeeiro é fundamental para que a gente possa garantir os índices de produção, mas garantir também a qualidade do produto e atender às exigências do mercado internacional, principalmente. Nesse contexto, é essencial essa rede de pesquisa, com a participação do Incaper, instituições de ensino e com o setor privado, que está compartilhando os resultados iniciais dos estudos, para que a gente possa continuar definindo estratégias na transferência de conhecimento para os cafeicultores e, com isso, produzir cada vez mais de forma qualitativa e sustentável, para atender os mercados e continuar posicionando o café capixaba”, afirma o diretor-presidente do Incaper Franco Fiorot.

Dentro das ações do Inovagro, a Rede Inova Café desenvolve pesquisa aplicada ao uso de herbicidas em café para expandir as exportações capixabas. O objetivo da rede é a geração de conhecimento científico e a difusão das técnicas de manejo em campo, visando ao maior controle da qualidade química dos cafés para ampliar as exportações para a União Europeia. O intuito é gerar soluções tecnológicas e sociais que impulsionem a inovação e o desenvolvimento sustentável da cafeicultura capixaba.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Incaper no YouTube. Clique aqui para assistir.  

Fonte: Incaper

Veja também

bebidas irregulares

Mais de 1.300 litros de bebidas irregulares são apreendidos

estaçoes meteorologicas

Mais de 600 estações meteorológicas do Brasil serão modernizadas

teleconsulta sus

Teleconsultas no SUS: uso da tecnologia beneficia mais de 20 mil capixabas no primeiro semestre do ano

sus x planos de saude

Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de setembro

cats

Espírito Santo fecha mês de julho com menor número de homicídios desde 1996

forças de segurança es

Forças de segurança alcançam 300 prisões de foragidos com uso de reconhecimento facial no Espírito Santo

blade-grass-with-water-droplets

Regiões produtoras de grãos no Brasil são beneficiadas com condições climáticas

Newborn baby boy sucking milk from mothers breast. Portrait of mom and breastfeeding baby. Concept of healthy and natural baby breastfeeding nutrition.

‘Agosto Dourado’: hospitais estaduais promovem ações ao longo do mês em prol do aleitamento materno