Parque Estadual Pedra Azul completa 33 anos de conservação

Publicado em 04/01/2024 às 15:17

Compartilhe

pedra-azul-04-01-iema

O Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins, dono de um dos cartões postais mais bonitos e famosos do Espírito Santo, a Pedra Azul, completou nesta quarta-feira (03), 33 anos. A Unidade de Conservação (UC) está sob gestão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e é um dos parques mais visitados do Estado, especialmente durante o Inverno.

Uma curiosidade é que a área onde está o conjunto rochoso da Pedra Azul, quase foi minerada para a construção da BR-262. Para protegê-la, além de toda a biodiversidade ao redor, o decreto nº 312 de 31 de outubro de 1960 criou a Reserva Florestal de Pedra Azul, tornando-se uma área protegida. Apenas em 1991 a unidade foi nomeada Parque Estadual Pedra Azul.

Entre as principais espécies vegetais da unidade, encontram-se uma variedade de orquídeas, bromélias, ingás, cedros, ipês, canelas, entre outras. Com sorte e silêncio, alguns representantes da fauna podem ser avistados nas trilhas, como tatus, veados, iraras, arapongas, macacos barbados (bugios), saguis, serpentes, entre outros.

Para quem deseja conhecer o parque ou voltar lá, o funcionamento é de terça-feira a domingo, das 8h às 16 horas e é preciso agendamento prévio no site https://agenda.es.gov.br/servicos/iema. A visitação é limitada a 150 pessoas por dia e é gratuita.

Serviço:

Parque de Pedra Azul

Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 16h, de terça-feira a domingo.
Capacidade de visitantes por dia: 150 pessoas.
Agendamento para visitação e escalada ao topo: https://agenda.es.gov.br/servicos/iema

Endereço: Rota do Lagarto, s/n, Km 03 – distrito Pedra Azul, Domingos Martins, Espírito Santo.

Fonte/ Foto: IEMA

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas