Segurados do INSS no Espírito Santo serão beneficiados com próteses pelo Programa de Reabilitação Profissional

Publicado em 08/11/2023 às 10:48

Compartilhe

proteses-08-11-gov-br

Foto: Divulgação

Um investimento de cerca de R$ 5 milhões está previsto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aquisição de próteses e órteses para segurados do Programa de Reabilitação Profissional, na abrangência dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Por meio de Pregão eletrônico, a Regional do INSS responsável por esses estados realizou licitação no formato de Ata de Registro de Preços – processo de licitação legal previsto, para aquisição de 250 itens.

Inicialmente, três contratos já foram assinados, dentro desse pregão, com valores de R$ 2,2 milhões e compra de mais de 100 itens, entre órteses e próteses. Os segurados contemplados já estão sendo convocados para a etapa inicial, de tomada de medidas para a confecção dessas próteses.

A medição é uma das primeiras etapas até a entrega das próteses definitivas aos segurados. Essa licitação atual prevê a contratação de serviços de ortetização e protetização (não implantável), bem como preparação, adaptação e treinamento dos segurados ao uso desses aparelhos. Os itens contratados são confeccionados sob medida para melhora da capacidade física para o trabalho de segurados atendidos pelo programa de Reabilitação Profissional do INSS.

Esses três contratos já assinados contemplam segurados das gerências-executivas da Regional do INSS Sudeste II em Belo Horizonte, Contagem, Governador Valadares, Ouro Preto, Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Vitória (ES). As empresas vencedoras da licitação para a prestação desses serviços são o Laboratório de Prótese e Órtese Ltda, Ortopedia Reabilitar Indústria e Comércio de Aparelhos Ortopédicos Ltda e Orto Munk.

Reabilitação Profissional

A Reabilitação Profissional visa proporcionar aos beneficiários incapacitados, parcial ou totalmente para o trabalho, os meios indicados para o reingresso ao mercado de trabalho e no contexto em que vivem. O ingresso do segurado no serviço de RP depende do encaminhamento pela perícia médica que, em geral, ocorre após o exame de avaliação do benefício por incapacidade temporária e por equipe multiprofissional do INSS. O fornecimento de próteses e órteses integra as ações do programa no sentido de garantir condições do retorno à atividade laborativa desses segurados.

Segurados da capital mineira

Em Belo Horizonte, 23 segurados já foram convocados e fizeram a etapa de tomada de medidas para a confecção das próteses em outubro. Nesta fase, os segurados vêm para fazer a medição dos membros, para que a empresa vencedora da licitação possa produzir as próteses, de acordo de com as especificações técnicas de cada caso.

Um deles é o do senhor José Carlos da Silva, de 68 anos, que teve amputação das duas pernas, provocadas por complicações vasculares e diabetes. Acompanhado da esposa, dona Lu, com quem é casado há 40 anos, o segurado compareceu ao laboratório de órtese e para as medidas. “Antes, eu até jogava futebol. Mas me adaptei bem, tenho fé em Deus e só agradeço as vitórias”, conta José Carlos, ressaltando, a todo momento, a importância da companheira “Nota 1000”, dos filhos e dos irmãos, nesse processo de recuperação e reabilitação.

Entrega definitiva

Após esse trabalho inicial, de tirara de medidas, que é acompanhado pelas equipes técnicas de Reabilitação Profissional do INSS, os segurados ainda voltam para fazer os ajustes necessários e, em seguida, recebem o equipamento provisório, para testes de adaptação e, por fim, recebem a prótese definitiva.

Confira nossas redes:

Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial

 Fonte: Gov.br

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos