Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves foi escolhido para implantação do projeto Tele UTI Obstétrica

Publicado em 20/10/2023 às 09:32

Compartilhe

Hosp-Jaime

Foto: Divulgação

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, é o mais novo integrante do projeto Tele UTI Obstétrica do Ministério da Saúde, e que tem coparticipação com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A iniciativa, de abrangência nacional, surge como mais uma ação pela redução da mortalidade materna, que é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização Mundial de Saúde (OMS) definidos para até 2030.

A essência do Tele UTI Obstétrica é a teleconsultoria, que possibilitará aos profissionais de saúde uma segunda opinião com especialistas de diferentes áreas, discussões de casos clínicos e aulas. Além de oferecer treinamentos presenciais e virtuais de habilidades e competências para o aprimoramento da assistência obstétrica e hospitalar no acompanhamento de casos de gestação de alto risco.

“Nosso foco primordial é reduzir a mortalidade materna. O projeto teve início na unidade, no final do mês de setembro, e uma das características é sua abordagem multidisciplinar, proporcionando uma sinergia na prestação de cuidados especializados. A nossa equipe de médicos obstetras e intensivistas trabalha em conjunto com os profissionais da FMUSP para desenvolver um planejamento de cuidados cada vez mais eficazes”, explicou a diretora de técnica do Hospital Dr. Jayme, Juliana Tavares.

A primeira paciente a participar do projeto e receber os cuidados da Tele UTI Obstétrica foi Raquislanne Geralda Martins, de 18 anos. A paciente, com 25 semanas de gestação, foi internada na Maternidade de Alto Risco do Hospital Dr. Jayme em 26 de agosto por conta do trabalho de parto prematuro.

Além de seu impacto direto na redução da mortalidade materna, o projeto Tele UTI Obstétrica se alinha a esforços globais para melhorar a saúde materna como um todo. O financiamento pelo Banco Mundial e a colaboração de instituições como a USP indicam um comprometimento do projeto com abordagens inovadoras e baseadas em evidências para vencer desafios de saúde significativos.

“O projeto não é apenas uma resposta à urgência de reduzir a mortalidade materna, mas também um exemplo inspirador de como a colaboração entre instituições de saúde e acadêmicas, aliada à tecnologia, pode transformar a prestação de cuidados médicos”, destacou a diretora técnica do Hospital Dr. Jayme, Juliana Tavares.

Fonte: Governo/ES

Veja também

fundador da igreja maranat

Morre aos 93 anos o fundador da Igreja Cristã Maranata e do Maanaim, pastor Gedelti Gueiros

sem homicídios

Espírito Santo fecha primeiro semestre de 2025 com menor número de homicídios em 29 anos

açoes educativas na feira dos municípios

Detran|ES leva ações educativas com foco na preservação da vida para Feira dos Municípios

feira dos municipios

Governo do Estado realiza a abertura oficial da Feira dos Municípios 2025 com celebração da cultura capixaba

biotecnologia reprodutiva

Biotecnologia reprodutiva: cursos capacitam pecuaristas capixabas para inseminação artificial em bovinos

WhatsApp Image 2025-07-03 at 18.06.10

Espírito Santo lança plano estratégico “ES 500 Anos” para guiar o desenvolvimento até 2035

corpo_48959_FeiradosMunicipios03072025EllenCampanharo16 (1)

Começa a Feira dos Municípios 2025 com expectativa de mais de 80 mil visitantes

WhatsApp Image 2025-07-03 at 17.40.38

Setur realiza primeira edição do Fórum dos Secretários Municipais de Turismo durante a Feira dos Municípios