Indústria extrativa do Espírito Santo cresce 48%

Publicado em 15/10/2023 às 11:22

Compartilhe

Industria-extrativa-do-Espirito-Santo-cresce-48

A produção da indústria extrativa capixaba cresceu 48% em agosto deste ano na comparação com agosto do ano passado, enquanto, no Brasil, a queda foi de 2,7%. Com o resultado positivo, o Espírito Santo registra a sétima alta consecutiva no segmento, assim como o seu melhor desempenho desde julho de 2010 (59,3%).

Os responsáveis pelo bom desempenho capixaba, ao longo dos meses, foram as produções de petróleo, gás natural e pelotas de minério de ferro. Os dados foram compilados pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e fazem parte da pesquisa de Produção Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE, divulgada na última terça-feira (10/10).

De acordo com eles, a produção de todos os setores da indústria capixaba também cresceu (26,3%) em agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022. Já a indústria nacional variou 0,5% frente a agosto do ano passado, crescendo em 11 dos 18 locais pesquisados, sendo que apenas dois Estados tiveram ganho de dois dígitos nessa comparação: Rio Grande do Norte (49,8%) e Espírito Santo. Com isso, o Espírito Santo teve o segundo melhor desempenho do país.

A presidente da Findes, Cris Samorini, lembra comenta que 2023 vem sendo um ano positivo para a indústria, em especial a extrativa. “Quando olhamos para os oito primeiros meses do ano, vemos que as perspectivas para a indústria em 2023 se consolidam como otimistas. Estamos vendo a expansão do setor extrativo, o que não víamos há algum tempo. Porém, temos uma queda na indústria de transformação, devido aos desafios internos e externos, como as altas taxas de juros e a variação no preço dos produtos exportados. Um cenário de taxas de juros menores poderia ter feito com que os números que vemos hoje fossem melhores”, pondera.

A gerente executiva do Observatório da Indústria e economista-chefe da Findes, Marília Silva, comenta que, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)), a produção de petróleo teve crescimento de 45,4%, enquanto a de gás natural uma alta de 64,6%, em agosto deste ano. Entre as explicações para o expressivo crescimento da indústria extrativa, ela cita:

O aumento da extração no Campo Jubarte, que pode ser justificado pela retomada das operações do FPSO Cidade de Anchieta (após período de paralisação de janeiro a meados de dezembro de 2022);

A retomada da produção no Campo Golfinho, após a BW Offshore assumir as operações dos ativos vendidos pela Petrobras;

A recuperação da produção de petróleo e gás onshore (em terra) e a diversificação de empresas atuantes no Estado com o Plano de Desinvestimento da Petrobras. 

Se por um lado a indústria extrativa cresceu no Estado, a de transformação recuou 2,9% em relação a agosto de 2022. “Esse resultado, porém, não comprometeu o expressivo crescimento da indústria capixaba nessa análise comparativa”, ressalta Marília. 

A queda da indústria de transformação foi fruto da redução de 14,2% na fabricação de produtos de minerais não metálicos e da variação de -0,1% no setor de metalurgia. Somadas, as duas atividades representam 66,6% da indústria de transformação capixaba. 

Do lado das altas do segmento, temos a fabricação de papel e celulose (5,4%) e a fabricação de alimentos, que avançou 2,6% (com a maior produção de carnes de bovinos e miudezas de aves congeladas e farinha de trigo). 

Acumulado de janeiro a agosto

No acumulado de janeiro a agosto deste ano, a indústria capixaba cresceu 6,8%, devido ao bom resultado do setor extrativo (16,8%) balanceado pela indústria de transformação (-8%). A alta da indústria extrativa capixaba é explicada pelo aumento de produção de pelotas de minério de ferro, quanto pela extração de petróleo e gás natural, segundo o relatório da PIM do IBGE.

Por sua vez, a queda da indústria de transformação capixaba no ano foi influenciada pela fabricação de: produtos de minerais não-metálicos (-16,7%), metalurgia (-7,4%), papel e celulose (-1,9%) e produtos alimentícios (-0,9%). 

“Vale ressaltar que essas atividades, em especial as três primeiras, são orientadas ao mercado externo que, devido à desaceleração econômica mundial em curso, tem se tornado um desafio para o setor industrial exportador e, consequentemente, para a produção interna”, explica o gerente de Ambiente de Negócios do Observatório da Indústria da Findes, Nathan Diirr.

O desempenho positivo de 6,8% do setor industrial capixaba ficou muito acima do resultado do país, que apresentou uma queda de 0,3% no acumulado do ano. Além disso, o crescimento do setor estadual é o 2º maior entre os estados pesquisados pelo IBGE, atrás somente do Rio Grande do Norte (14,3%).

Fonte: Siumara Gonçalves (Findes)

Veja também

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta