ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

Grande Lição

Publicado em 29/09/2023 às 09:35

Compartilhe

arte-e-cronica

Conheci Manaus/AM num período difícil da minha vida, onde eu me encontrava decepcionada, magoada e triste com o comportamento de alguns seres humanos, que certamente precisam se reumanizar… foi no período da manhã, de um ensolarado domingo, que decidi fazer um passeio de barco na intenção de espairecer, conhecer a vitória régia, ver o boto cor de rosa, também o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.  

Iniciamos o passeio e tudo era uma agradável novidade, conhecemos um restaurante flutuante, compramos artesanato local, tiramos fotos, vimos o boto, e de repente o guia, muito carismático nos explicava tudo com muito entusiasmo e dizia que estávamos nos aproximando do tão esperado momento, que era conhecer o maior fenômeno hidrológico do mundo – o encontro das águas!  

Ao avistar essas águas nossa euforia fluía e ao nos aproximar dessas águas as lágrimas rolaram, o barco circulava em volta dessas águas e aprendíamos que são três as causas desse espetáculo: densidade, temperatura e velocidade das águas, as do rio Negro são escuras e quentes, e as águas do rio Solimões são frias. Filmamos, fotografamos e contemplamos aquele espetáculo da natureza.  

Anúncio

Ao fim do passeio, concluí que aprendi uma grande lição:  

Se essas águas correm paralelas por aproximadamente oito quilômetros, eu também posso conviver com certas pessoas e não me misturar a elas, somente respeitar.  

Respeitar as diferenças, respeitar a individualidade e tentar viver bem, mas sem fusão, lado a lado…, mas sem prejudicar a minha essência.  

Anúncio

P.S. Negro? Pra mim…clareou.  

Só limões? Disso resolvi fazer uma limonada, e daquele passeio aprendi uma grande, feliz e ímpar lição para toda a minha vida.  

Este espaço é dedicado a todos os escritores, fotógrafos, pintores, escultores e artistas da região das montanhas capixabas.
Caso tenha vc tenha interesse em publicar seu trabalho aqui, favor enviar seu material, com o assunto “Coluna Arte nas Montanhas”, para: [email protected]

Veja também

_raf2027

Brasil rebaixa relações diplomáticas com a Argentina após ataques de Milei a Lula e ao STFlu

WhatsApp-Image-2026-08-04-at-10.40.10

Ufes lança comitê para integrar ciência e gestão na prevenção de desastres climáticos

1

Bosque das Cerejeiras atinge auge da florada e encanta visitantes em Alfredo Chaves

Pai recebe presente dos filhos_crédito MAGNIFIC

Dia dos Pais deve movimentar R$ 197,4 milhões no comércio do Espírito Santo

Amiatta Lodge - Poda da uva (1)

Amiatta Lodge realiza poda das videiras e avança na implantação do empreendimento turístico

vacina- magnific

Campanha Nacional de Multivacinação 2026 começa com vacinação gratuita em todo o país

Cafe-em-flor-Julio-Huber

El Niño forte pode antecipar florada do café e aumentar riscos à saúde

stiagem-Seca - magnifica

El Niño ganha força em agosto e aumenta risco de chuva intensa no Sul e calor no Sudeste

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia