Academia de Polícia Militar do Espírito Santo celebra 51 anos de existência

Publicado em 20/09/2023 às 09:33

Compartilhe

51-anos-policia

A Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM/ES) celebrou na manhã desta segunda-feira (18), em Cariacica, seus 51 anos de existência, mantendo a tradição de ser protagonista na formação, habilitação e aperfeiçoamento policial militar.

Em meio aos eventos que marcaram a cerimônia, destaca-se a entrega da “Medalha Mérito da Educação Policial”, instituída pela Portaria n° 1.094-R, de 04 de julho de 2023, com o propósito de homenagear e reconhecer militares, civis e instituições que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o processo de ensino-aprendizagem na PMES. Essa medalha é entregue aos agraciados anualmente durante o aniversário da APM/ES.

Outro momento importante foi o ato solene de abertura dos jogos da camaradagem, no qual o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, juntamente com o comandante da APM/ES, tenente-coronel Marcos Almeida de Oliveira, e os alunos oficiais acenderam a pira,  em alusão ao início dos jogos da camaradagem

Logo após as honrarias e a abertura dos jogos, o tenente-coronel Marcos Almeida de Oliveira, comandante da APM/ES, fez uso da palavra e parabenizou os militares que compõem o efetivo da APM/ES pela resiliência, dedicação e altruísmo na formação dos soldados da terra de Ortiz. E fez uma citação de Alexandre C. Guimarães: “Assim como no fogo é forjado o aço, no calor dos campos de batalhas são formados os melhores soldados”. 

Em seguida, o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, fez uso da palavra e parabenizou a APM/ES pela passagem de seu aniversário, destacando a nobre função na formação de policiais militares: “A história da importantíssima Academia de Polícia Militar, onde as dificuldades iniciais foram imensas, mas ao longo dos 51 anos de existência, graças ao esforço de oficiais e praças que trabalharam incansavelmente para transformar o ensino da PMES, a APM/ES se tornou o centro de excelência e qualidade”, e concluiu: “Aqui hoje formamos oficiais e praças combatentes e especialistas. Os cursos ministrados aqui estão em conformidade com os mais elevados padrões nacionais e internacionais de ensino policial, com grades curriculares voltadas para a defesa da sociedade, o respeito à vida e aos direitos humanos. Aqui ensinamos aos nossos neófitos o verdadeiro sentido de servir e proteger as pessoas, mesmo com risco da própria vida”.

Para encerrar a cerimônia, a tropa formada sob o comando do aluno oficial Rodrigo de Jesus Vendler desfilou em continência à maior autoridade presente, o coronel Douglas Caus, comandante da PMES.

A APM/ES reafirma seu compromisso com a segurança e a dedicação à formação de policiais militares exemplares. Ao longo desses 51 anos, tem sido o pilar fundamental para o serviço de proteção ao povo capixaba, e esta jornada de excelência continuará a moldar os heróis de Ortiz.

“Academia de Polícia Militar, berço dos heróis de Ortiz.”

Fonte: PMES

Veja também

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano

capa 23

Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.24.28

Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433-2-768x433

Feriado começa com sol, mas frente fria muda o tempo no ES

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima