Maestros comandarão vivência sobre jazz em Afonso Cláudio

Publicado em 18/09/2023 às 13:46

Compartilhe

marcelo-dutra

Texto: Kássio Barreiros Paiva 

Entre os próximos dias 19 a 22, o Instituto Cultural das Montanhas promoverá, em Afonso Cláudio, na Escola Municipal Agrícola, e na sede da Banda Musical São Sebastião, um intercâmbio com masterclasses (grande aula dada por um especialista em determinado assunto). Um deles é o maestro Célio Paula, professor do Instituto Federal, há 38 anos, à frente da Orquestra Pop & Jazz – Ifes Campus Vitória. Outro profissional é Eduardo Lucas, presidente do Instituto Cultura Viva, maestro da Banda Sinfônica Vale Música, e da Vale Música Jazz Band, doutorando em música pela Unirio. 

Maestro Célio Paula/ Foto: Divulgação

As aulas serão ministradas, no período matutino das 7h30 às 10h20, e no período vespertino de 13h30 às 16h50. Na terça-feira (19) e na quarta-feira (20) o comando será do maestro Célio Paula, já na quinta-feira (21) e sexta-feira (22) será a vez do maestro Eduardo Lucas.

Maestro Eduardo Lucas/ Foto: Fábio Prieto

De acordo com o idealizador e mediador do encontro, o professor e maestro Marcelo Dutra Coutinho, mestrando em artes linha interartes e novas mídias pela UFES, o projeto busca resgatar a cultura jazzística e da música popular do município. “Queremos oportunizar um masterclass com aulas sobre o jazz e técnicas de ensaio para os alunos do Instituto Cultural das Montanhas, com aulas dos renomados maestros da capital, buscando descentralizar o acesso aos grandes centros, e levar os professores para o interior do Estado”.

O projeto atenderá cerca de 40 alunos do Instituto, bem como aos estudantes entre 06 e 15 anos, da Banda Musical São Sebastião. Segundo Marcelo, “esse projeto vai oportunizar contato com professores renomados da educação musical”. São professores e maestros que são uma referência para ele, e poder levá-los para ministrar aulas aos seus alunos é uma realização.

A classificação é livre, aberto a todo tipo de público, os locais onde serão ministradas as aulas possui rampas para maior acessibilidade. O término do evento contará com um ensaio aberto, na casa de idosos Ninho do Amor, sob a regência do maestro Eduardo Lucas, que além de levar acolhimento aos idosos, será demonstrado o que foi aprendido nos quatro dias do projeto. Outra apresentação acontecerá na Escola Agrícola.

Veja também

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos