Escola que fica próxima a barranco em Santa Leopoldina será reformada

Publicado em 29/08/2023 às 11:56

Compartilhe

reforma-de-scola

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Leppaus, localizada em Holanda, na zona rural de Santa Leopoldina, teve o pátio atingido por um deslizamento de terra, o que causou diversas rachaduras na estrutura. A unidade escolar fica próxima a um barranco, o que põe em risco a segurança de professores e alunos.

No início do mês de agosto, o deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania), vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, visitou no início a escola e fez a promessa ao prefeito Romero Endringer (PTB) e a toda a comunidade escolar de que se empenharia para reverter a situação. Antes do fim do mês, a resposta veio da boca do próprio governador Renato Casagrande (PSB), que garantiu o repasse necessário para executar a obra. 

“Eu me sensibilizei com o problema, fui ao local, pedi a ajuda dos meus colegas da Comissão de Educação da Assembleia e chamei a atenção do governo do Estado. O resultado está aí: a obra será realizada”, comemorou Gandini, que agradeceu a resposta rápida do governador.

O deputado disse que, ao visitar a escola, fez questão de se comprometer em dar uma resposta rápida à comunidade, até por conta da gravidade. “Uma parte do talude onde está localizada a escola está cedendo, e o secretário municipal de Obras alertou que ‘Se chover, aconselho que vocês saiam’. Imagine você estudar numa escola em que não pode chover?”, questionou o deputado.

Gandini conta que o próximo passo é acompanhar de perto as etapas antes do início da obra, mas, segundo ele, a secretária de Estado de Governo, Emanuela Pedroso, garantiu celeridade para evitar riscos aos 200 alunos. No mesmo local, porém, no noturno, funciona o ensino médio, com a Escola Guilhermina Hulda Kruger Reinholz.

QUADRA – Segundo o deputado, na sua visita de fiscalização, ficou constatada a necessidade ainda de uma quadra esportiva para que os alunos possam realizar as atividades físicas. Atualmente, os alunos realizam a atividade de Educação Física nas salas de aula.

“Estou fechado com a população leopoldinense para conseguirmos as obras tão esperadas. Podem contar com nosso mandato sempre”, garantiu o vice-presidente da Comissão de Educação.

Indagada pela imprensa, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Santa Leopoldina informou que foi realizado o isolamento da área de risco, para que os alunos não tenham acesso. Há uma entrada alternativa que é segura.

A administração também esclareceu que há um plano de segurança com melhorias da estrutura do imóvel. Calhas foram instaladas. O projeto de reforma está em fase inicial de licitação e o muro de arrimo (contenção) está sendo avaliado.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Deputado Fabrício Gandini

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas