Curso sobre promoção da atividade física na atenção primária vai abrir inscrições no dia 4 de agosto

Publicado em 06/08/2023 às 06:00

Compartilhe

atividade-fisica

Foto: internet

A partir do dia 4 de agosto, estarão abertas as inscrições para o curso ‘Promoção da atividade física na Atenção Primária à Saúde e sua inserção nos instrumentos de planejamento e de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)’. A capacitação é destinada aos gestores e aos profissionais de saúde da APS, além de pesquisadores, professores e estudantes, e será disponibilizada na modalidade à distância autoinstrucional, por meio da plataforma UNA-SUS.

O objetivo é ampliar a compreensão do público sobre a importância da promoção da atividade física, que deve ser pensada, discutida, analisada, implantada, implementada, monitorada e avaliada como prioridade nos ciclos das políticas públicas e inserida nos diferentes instrumentos de gestão do SUS.

A carga horária do curso é de 60 horas, distribuídas em quatro unidades temáticas. A primeira discutirá a importância da promoção da atividade física na agenda global da saúde pública e no SUS; a segunda unidade trará aportes para compreender as perspectivas econômicas e políticas da promoção da atividade física e o papel dos gestores do SUS; a terceira apontará os principais fatores que devem ser considerados no planejamento e na implementação de ações, programas e políticas de promoção da atividade física, de maneira a ampliar ou promover a efetiva oferta e o acesso a esse serviço na Atenção Primária à Saúde (APS). A quarta unidade trará elementos para pensar e incluir o monitoramento e avaliação como ferramentas do processo de gestão de ações, programas e políticas de promoção da atividade física.

Desenvolvido pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) e com o Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (Cepedoc), a capacitação também possibilitará aos alunos compreender os benefícios da atividade física, quais ferramentas apoiam a produção integral do cuidado em saúde e como o acesso a essas práticas pode ser garantido.

Promoção da prática

A inserção da atividade física na rotina de uma pessoa é influenciada por diversos fatores, como os socioeconômicos, individuais, ambientais, culturais e políticos. Desta forma, promover o aumento dessa prática depende também da articulação entre os diferentes serviços e da constituição de uma rede de apoio e de ações intersetoriais e intrassetoriais para garantir maior acesso, acolhimento e cuidado a essas pessoas no âmbito da Atenção Primária no SUS.

Assim, a inserção da promoção da atividade física nos instrumentos de planejamento e de gestão do SUS se torna indispensável. Destaca-se que a Política Nacional de Promoção da Saúde, dentro dos seus objetivos específicos, reconhece a comunicação social como ferramenta fundamental para o fortalecimento do SUS, dos princípios e das ações desta política, bem como para promover a participação da população e gestores de saúde na defesa de políticas públicas saudáveis e efetivas.

O Ministério da Saúde possui o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, que traz recomendações para aumentar a prática de atividade física e reduzir o comportamento sedentário nos diferentes ciclos de vida, em gestantes e mulheres no pós-parto, em pessoas com deficiência e na educação física escolar, ressaltando que praticar qualquer atividade física, no tempo e no lugar em que for possível, é melhor que não praticar nenhuma atividade.

Priscilla Leonel

Ministério da Saúde

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos