Seminário irá unir experiências turísticas de Gramado com as Montanhas Capixabas

Publicado em 31/07/2023 às 13:54

Compartilhe

PREFEITO-DE-GRAMADO

Texto: Julio Huber/ Foto: Divulgação

Evento acontece nos dias 22 e 23 de agosto e receberá comitiva de convidados do Rio Grande do Sul

O turismo é peça fundamental na economia do país. A atividade registrou um faturamento de R$ 208 bilhões em 2022, um crescimento de 28% em relação a 2021, segundo levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Dentre os destinos mais procurados pelos turistas está a Serra Gaúcha.

Não é à toa que Gramado está sempre entre as cidades mais buscadas pelos brasileiros para viajar, afinal, a região encanta por sua gastronomia, belas paisagens e atrações que garantem diversão o ano todo, entre elas, a Páscoa, o Festival de Cinema e o Natal Luz.

No Espírito Santo, a atividade turística apresentou crescimento de 25,5% no ano de 2022, De acordo com dados do Instituto Jones Santos Neves (IJSN). A receita arrecadada com o turismo no Estado subiu 42,9% no ano passado, em relação a 2021.

Para unir essas duas realidades e trocar experiências, o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau realizará o V Seminário de Fortalecimento do Turismo das Montanhas Capixabas, com o tema: “O que torna um destino turístico case de sucesso?”. O evento acontece nos dias 22 e 23 de agosto de 2023, no auditório do Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins.

Uma comitiva da Serra Gaúcha já confirmou presença. Entre os palestrantes, Nestor Tissot – prefeito de Gramado; Claudiomar Portal de Souza – presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur) e Eduardo Zorzanelo – CEO da Rossi e Zorzanelo (realizador da Festuris, Connection e Chocofest).

Também estarão presentes e contarão suas experiências: Weverson Meireles – secretário de Estado de Turismo do Espírito Santo e Paulo Maia – diretor do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Estado do Espírito Santo (Sindihotéis).

“Esta é uma ação que vem de encontro com a Política de Regionalização do Turismo para o fortalecimento das governanças regionais e municipais. Debater boas práticas para o turismo sustentável, vinculado ao agroturismo, ao turismo de natureza e em especial o turismo de experiência, acompanhando as diretrizes da Organização Mundial do Turismo, é fundamental para o desenvolvimento integrado e ordenado do setor”, afirma o secretário Meireles.

O V Seminário de Fortalecimento do Turismo das Montanhas Capixabas é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e tem apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo, Senac, Sicoob, Sebrae e prefeituras de Domingos Martins a Venda Nova do Imigrante. A produção é da Nova Comunicação.

AGROTURISMO – Durante o seminário, haverá a possibilidade dos empreendedores do agroturismo estarem presentes com seus produtos. A estimativa é de que mais de 400 pessoas participem do evento, que é destinado, principalmente, a empreendedores e empresários turísticos e gestores públicos. Informações sobre como participar com seus produtos podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp: (27) 3248-0035.

INSCRIÇÕES – A inscrição para quem deseja participar do seminário é gratuita, e deve ser feita no link: https://forms.office.com/r/du4K5rnUN2. O restaurante do China Park funcionará para almoço, sendo o custo de responsabilidade do participante.

PROGRAMAÇÃO (SUJEITA A AJUSTES)

V Seminário de Fortalecimento do Turismo das Montanhas Capixabas

Tema: O que torna um destino turístico case de sucesso?

Data: 22 e 23 de agosto

Horário: 22/08 – 8h às 17h; 23/08 – 8h às 12h

Local: Auditório do Hotel Fazenda China Park, Domingos Martins

Dia 22/08 (terça-feira)

  • 8h – Credenciamento e café de boas-vindas
  • 9h – Abertura e fala das autoridades
  • 9h30 – Painel: A preparação do destino por meio da qualificação dos serviços turísticos
  • Claudiomar Portal de Souza (RS): presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur)
  • Paulo Maia (ES): diretor do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Estado do Espírito Santo (Sindihotéis)
  • 10h30 – Painel: Eventos como estratégia para geração de fluxo turístico
  • Eduardo Zorzanelo (RS): CEO Rossi e Zorzanelo (realizador da Festuris, Connection e Chocofest)
  • Weverson Meireles (ES) – secretário de Turismo do Espírito Santo
  • 11h30 – Almoço
  • 13h30 – Painel: A Gastronomia como indutor turístico (SENAC)
  • 14h30 – Turismo de Experiência (SEBRAE)
  • 15h30 – Gramado: Um case de sucesso
  • Nestor Tissot (RS) Prefeito de Gramado – Eleito duas vezes Prefeito Empreendedor Nacional pelo Sebrae
  • 17h – Encerramento com a presença do fogão móvel de Venda Nova do Imigrante

Dia 23/08 (quarta-feira)

  • 9h às 12h – Atualização planejamento estratégico da região turística Montanhas Capixabas e produção da Carta Montanhas Capixabas (carta de intenções do setor que será entregue a autoridades políticas estaduais).

Veja também

tempo- freepik

Espírito Santo terá temperaturas acima da média e menos chuvas em fevereiro

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)