Casagrande participa de reunião do Fórum dos Governadores em Brasília

Publicado em 28/01/2023 às 14:43

Compartilhe

Casagrande-participa-de-reuniao-do-Forum-dos-Governadores-em-Brasilia

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, no início da noite desta quinta-feira (26), da reunião do Fórum dos Governadores, em Brasília-DF. O encontro foi preparatório para a reunião dos chefes dos Executivos estaduais com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que acontece na manhã desta sexta-feira (27), no Palácio do Planalto.

Participaram do encontro preparatório os representantes de todas unidades da Federação: 24 governadores e três vice-governadores. Eles discutiram os temas que o Fórum irá levar para a reunião com o presidente Lula. Além das prioridades de cada região do País, os governadores devem tratar sobre compensações e a recomposição da arrecadação dos estados.

Durante a agenda, Casagrande falou sobre a necessidade de medidas de ajuste por parte da União em decorrência das ações praticadas pelo Governo Federal no final da última gestão que impactaram a arrecadação dos estados. “É fundamental neste momento, que estamos iniciando nossos mandatos, que a União faça os ajustes necessários das medidas irracionais tomadas no ano passado que resultaram, entre outras coisas, na perda de ICMS”, disse.

Anúncio

“Os governadores precisam deixar claro essa nossa preocupação com a recuperação das receitas dos estados. Estamos começando o ano com dificuldades e todos sabemos que este ano será difícil. Não podemos perder o foco nesta questão e, para isso, é importante que se estabeleça um prazo ou a criação de um grupo de trabalho para pôr em prática as sugestões de encaminhamentos que trazemos”, completou o capixaba.

Uma das sugestões feitas por Casagrande na reunião preparatória e acolhida pelos demais mandatários foi a elaboração de uma Carta dos Governadores, validando as propostas de pautas federativas levantadas pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Economia ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).

Em relação às pautas prioritárias do Espírito Santo, o governador deve abordar as demandas na área de infraestrutura e logística, como as obras de melhorias nas rodovias federais que cortam o Estado, além da expansão da malha portuária, aeroportuária e ferroviária capixaba.

Anúncio

Agenda com vice-presidente

Na manhã desta quinta, o governador Renato Casagrande se reuniu com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em encontro realizado no Palácio do Planalto. O chefe do Executivo capixaba levou pautas importantes para o desenvolvimento do Estado. Alckmin é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.  “Pedi agilidade na autorização da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Aracruz, assim como das regulamentações sobre a geração de energia eólica offshore e sobre o mercado de carbono”, afirmou.

Veja também

Adilson Espindula

Veja quem foram os deputados estaduais mais bem votados dos municípios das montanhas

evair

Evair de Melo domina nas montanhas capixabas e conquista uma das vagas ao Senado

Minimalist Family Three Photo Collage-1

Seis candidatos a deputado federal têm mais votos que último eleito e não levam

congresso nacional 1

Veja quantos votos os deputados federais eleitos no ES tiveram em cada município das Montanhas Capixabas

Minimalist Family Three Photo Collage-1

Flávio e Lula vão ao segundo turno da eleição presidencial

assembleia legislativa do ES

Camila Valadão é a deputada estadual mais votada e PL conquista maior bancada na Assembleia Legislativa

Lucas Polese

Lucas Polese (PL) é o recordista histórico de votos para Deputado Federal no ES

GOVENADORES

Pazolini e Ferraço avançam para o segundo turno na disputa pelo Governo do Espírito Santo