Governo do Estado institui Gabinete de Crise para monitorar atos antidemocráticos

Publicado em 13/01/2023 às 11:45

Compartilhe

Governo-do-Estado-institui-Gabinete-de-Crise-para-monitorar-atos-antidemocraticos

O Governo do Espírito Santo vai instituir o Gabinete de Gestão de Crise para coordenar as ações de prevenção, monitoramento e resposta às atividades que atentem contra o Estado Democrático de Direito. O Decreto nº 5281-R foi assinado pelo governador Renato Casagrande, na tarde desta quinta-feira (12), em reunião com integrantes e representantes de Poderes e de órgãos do Governo, no Palácio Anchieta, em Vitória.

“Estamos vendo o que tem acontecido no Brasil ao longo dos últimos meses. Tivemos em muitos estados a ocorrência de manifestações pedindo o descumprimento da vontade popular expressa nas urnas. Isso acabou sendo tolerado porque não havia violência, mas a partir do que ocorreu no último dia 8 de janeiro em Brasília se extrapolou todos os limites. Não temos nenhum fato que possa indicar a ocorrência de atos antidemocráticos violentos no Espírito Santo, mas é preciso que estejamos atentos”, afirmou Casagrande.

De acordo com Casagrande, a possibilidade de repetição de atos violentos exige que o Governo do Estado esteja em alerta para monitorar eventuais ameaças.

“Nossas equipes de inteligência vão trabalhar para identificar qualquer pessoa que atente contra as instituições. Porque temos um sistema que exige a preservação dessas instituições tão importantes para a democracia brasileira. Então cada governador pode e deve, dentro das suas atribuições, cuidar para que as nossas instituições sejam fortalecidas, bem como a democracia. Esse Gabinete tem uma função preventiva, ao mesmo tempo em que a gente possa ser rigoroso, caso seja identificado algum ataque contra a ordem democrática”, completou o governador.

Como será?

O Gabinete de Gestão de Crise será composto por representantes dos seguintes órgãos do Governo: Gabinete do Governador; Secretaria da Casa Militar (SCM); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Secretaria de Economia e Planejamento  (SEP); Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi); Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom); Secretaria da Justiça (Sejus); Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Polícia Militar (PMES); Polícia Civil (PCES); Corpo de Bombeiros Militar (CBMES); Defesa Civil Estadual; Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (DETRAN); e do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER).

A Coordenação Executiva do Gabinete de Gestão de Crise será exercida pela Sesp. Serão convidados a participar e acompanhar o Gabinete de Gestão de Crise os representantes dos demais Poderes e entes: Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES); Ministério Público Federal (MPF); Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES); Defensoria Pública da União (DPU); Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE/ES); Exército Brasileiro; Marinha do Brasil; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Agência Brasileira de Inteligência (Abin); e da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes)

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-07-09 à(s) 16.52.50_5813a06f

Empresária de Marechal Floriano tem caminhão incendiado por índios durante protesto

WhatsApp Image 2025-07-09 at 11.51.01

Governo do Estado anuncia pagamento do Bônus Desempenho

Transcapixaba Hike and Fly. Fotos Divulgação (16)

Espírito Santo recebe terceira edição da Transcapixaba Hike and Fly, com atletas do Brasil e do exterior

Cafe-Tres-Anas_senar-1024x683

Irmãs transformam sítio em referência na produção de café especial em Muniz Freire

Espetáculo de dança 7fm de Iker-Karrera. Foto Francisco Ares

Parque Cultural Casa do Governador recebe festival internacional ‘Dança em Trânsito’ neste domingo (13)

40555cb4-6daf-4e36-9eea-07ab25288a4f

Campanha nacional reforça testagem e prevenção das hepatites virais

IMG_5681

Estado amplia alcance de central de libras e adere ao plano nacional ‘Novo Viver sem Limite’

Encontro Capixaba Mulheres do Agro - 2024

Mulheres do agro ganham destaque na maior feira do setor no Espírito Santo