Hemoes passa por auditoria e recebe 100% de aprovação para manutenção do Selo ISO 9001/2015

Publicado em 20/11/2022 às 11:51

Compartilhe

Hemoes-passa-por-auditoria-e-recebe-100-de-aprovacao-para-manutencao-do-Selo-ISO-9001-2015

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), localizado em Vitória, recebeu, nessas quarta-feira (16) e quinta-feira (17), a visita da consultora Lidiane Dalcin, representante da empresa QMS Certification, responsável pela aprovação e emissão do Selo ISO 9001/2015.

A visita teve como finalidade a realização de ações da auditoria interna, em que foram observados o andamento dos processos de trabalho, a gestão da qualidade e a prestação de serviços; a infraestrutura do local, o atendimento e o acolhimento dos doadores e acompanhantes; os indicadores de planejamento estratégicos, entre outros quesitos necessários para estar em conformidade com as normas exigidas pelo ISO 9001/2015.

O reconhecimento qualifica a gestão e o atendimento aos doadores de sangue e medula óssea no Estado. Além disso, a manutenção do Selo da certificação representa o reconhecimento internacional do sistema de gestão da qualidade da unidade e permite a mensuração do progresso em direção à melhoria contínua de desempenho do hemocentro.

A coordenadora-geral do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, destacou a importância do reconhecimento e o desenvolvimento do trabalho no Centro para a manutenção desse certificado.

“Há um ano atrás recebemos o certificado. Nesta semana, passamos pela auditoria de manutenção da certificação em que todos os processos de trabalho foram auditados e o Hemoes encontra-se em conformidade com a norma ISSO 9001/2015. Essa manutenção demonstra o comprometimento da gestão nos processos com foco no cliente e o nosso compromisso com a qualidade e satisfação dos nossos clientes, permitindo a mensuração do progresso em direção à melhoria contínua de desempenho do hemocentro”, pontuou Marcela Murad.

Ela ressaltou ainda a participação e o envolvimento de todos os profissionais e colaboradores da instituição, além da construção da estrutura padrão, conforme a norma internacional, como fatores que permitiram o alto nível de satisfação e segurança dos serviços prestados no Hemoes à população capixaba.

“Temos processos extremamente seguros, servidores capacitados, dedicados e comprometidos com o trabalho, além de um parque tecnológico com equipamentos modernos integrados às rotinas de trabalho. É gratificante saber que estamos evoluindo e que nossa gestão está no caminho certo, contribuindo e implantando melhorias na saúde pública do Estado”, disse a coordenadora-geral do Hemoes.

A instituição, que é referência da Secretaria da Saúde (Sesa) em atendimento ao cidadão doador de sangue e seus hemocomponentes, assim como seus hemoderivados, atende a toda a rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), há 23 anos, sempre com o compromisso de prezar pela sustentabilidade, qualidade e segurança do paciente.

Serviços

O Hemoes disponibiliza serviços de triagem sorológica, imunohematologica e demais exames laboratoriais, além da coleta, identificação, processamento, estocagem, transporte e distribuição de hemocomponentes e hemoderivados, com a finalidade terapêutica ou de pesquisa.

Também realiza procedimentos hemoterápicos especiais, como aféreses, doações autólogas e outras no caminho de um desenvolvimento científico e tecnológicos, desde de que validados pelas normas técnicas ou regulamentos do Ministério da Saúde.

No Hemocentro, são feitos o cadastro e a coleta de amostras de sangue de candidatos à doação de medula óssea; a proteção e orientação ao doador inapto, e o encaminhamento a unidades que promovam a reabilitação ou o suporte clínico, terapêutico e laboratorial necessário ao bem-estar físico e emocional, além da assistência hematológica aos pacientes.

O Hemocentro também conta com um site no qual a população pode acessar e se inteirar sobre os serviços prestados e os vários acontecimentos no Centro, além da marcação de horário para a doação de sangue e medula óssea, entre outras informações sobre estoque e sangue.

Para mais informações, acesse https://hemoes.es.gov.br/.

ISO 9001/2015

Criada para normatizar diversos segmentos de serviços, a ISO 9001 visa a empregar padrões de qualidade de atendimentos e serviços em nível internacional. No Brasil, segue padrões das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e é fiscalizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A ISO 9001/2015 é utilizada pelas empresas como comprovação da relevância e abrangência. Essa norma trata do sistema de gestão de qualidade a ser implantado pelas empresas. É a partir dela que as empresas se fundamentam para otimizar os processos de funcionamento.

Obter a recomendação de renovação da certificação na norma ISO 9001/2015 demonstra que o Hemoes está em conformidade dos processos e procedimentos de trabalho implementados, visando à melhoria contínua de desempenho; o foco no cliente, bem como o cumprimento das exigências legais, técnicas e sanitárias para assegurar produtos e serviços dentro dos padrões de qualidade exigidos.

Fonte: Governo ES

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral