Escola de Biriricas, em Domingos Martins, tem projeto de resgate histórico da comunidade

Publicado em 09/10/2022 às 11:59

Compartilhe

Escola-de-Biriricas-em-Domingos-Martins-tem-projeto-de-resgate-historico-da-comunidade

“Permitir que os estudantes conheçam o local onde vivem por meio dos espaços de convivência e dos relatos de quem vive na própria comunidade”. Com esta frase o professor de História da Escola Municipal Biriricas de Cima, Wesley Ribeiro dos Santos, define o objetivo do mais recente projeto desenvolvido na unidade escolar.

Intitulada “Feira do Conhecimento”, a iniciativa surgiu da vontade do corpo docente da escola de aproximar estudantes e moradores, por meio da realização de diversas ações interdisciplinares. Uma delas, desenvolvida com os alunos do 6º ano, foi o trabalho de resgate histórico e de memórias. Com papel e caneta nas mãos, os estudantes receberam a missão de entrevistar moradores para registrar relatos, casos e lembranças sobre a própria comunidade.

Os trabalhos de campo aconteceram em setembro. “Os estudantes vivenciaram na prática um pouco do que faz um historiador quando o trabalho envolve poder registrar memórias e lembranças de quem vive em uma região como a de onde eles vivem para compor uma boa história local. Ou seja, escrever uma história de Biriricas a partir de relatos narrados aqui e ali, mas que podem ser registradas também em algum livro”, explica o professor.

Uma das visitas foi feita à casa de um dos moradores mais antigos da comunidade de Biriricas. O senhor Augustinho Floriano Thomes fez questão de mostrar aos estudantes as lembranças e os registros da época da imigração, sobre a escola, sobre as famílias da região e, sobretudo, sobre as dificuldades que enfrentou ao longo da vida.

Outros trabalhos de campo e visitas serão realizados por estudantes da escola. “Tem sido uma experiência incrível. Estamos aprendendo muito sobre as pessoas e sobre a comunidade a cada conversa e encontro, muitas são as famílias que nos recebem com extrema alegria e entusiasmo em colaborar com o projeto, às vezes tem até bolo e café”, afirma Wesley.

Segundo o professor, é um trabalho da escola para comunidade. “E a comunidade tem acreditado no potencial do trabalho dos estudantes e na importância da preservação das memórias, pois, quantas são as histórias que deixaram de ser contadas simplesmente por nunca terem sido registradas em papel? Esse é o nosso objetivo”, finaliza.

Fonte: Asscom/PMDM

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral