RuralturES terá espaço para exposições ampliado em 40%

Publicado em 14/07/2022 às 16:18

Compartilhe

RuralturES-tera-espaco-para-exposicoes-ampliado-em-40

2021_11_27 – Brasil – ES – Venda Nova do Imigrante – Feira Ruraltures em Venda Nova do Imigrante – Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

Faltam dois meses para a 2ª edição da Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES) e os preparativos seguem firmes para o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau entregar um evento ainda mais completo ao público. A feira será de 15 a 18 de setembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), em Venda Nova do Imigrante.

Na última quinta-feira (07), no auditório do Senac Venda Nova, o Convention, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), a Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante reuniram empreendedores e autoridades estaduais e dos dez municípios associados, além de parceiros, para o lançamento oficial da edição 2022.

O público conheceu a planta da feira e soube, em primeira mão, que o espaço para exposições será ampliado em 40% este ano. Quem fez o anúncio foi o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo. “Setenta expositores terão oportunidade na 2ª RuralturES. Inauguramos a temática do Turismo de Experiências em 2021, com a profissionalização de 21 empreendedores, e fizemos toda exposição da região para o público entender o que está acontecendo nessa área. A região de montanhas firou  referência no Brasil em turismo de experiências e podem receber recursos do Sebrae Nacional para se desenvolver como polo de inteligência na área”, destacou Rigo.

A ampliação do espaço tem em vista a abertura da área de eventos para mais cervejarias artesanais, ofertas de experiências de ecoturismo e turismo de aventura, em parceria com o Instituto Marcos Daniel; inovações em turismo rural por meio da gastronomia típica e a exposição de flores, aproveitando o início da primavera.

Segundo a secretária executiva do Convention, Andréia Rosa, no caso das flores, o objetivo é alavancar negócios não somente junto ao consumidor final, como também com empreendedores que atuam com eventos. “Quem atua com eventos na região geralmente compra flores de outros Estados. Daí a necessidade de aproximar os produtores locais desses empreendedores”.

NOVO MUNICÍPIO – Outra novidade é a inclusão de Alfredo Chaves na região turística. Assim como Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Vargem Alta, o município passa a integrar o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e vai expor suas rotas em um stand na RuralturES.

Para o prefeito de Conceição do Castelo, Christiano Spadetto, a troca de experiências entre os municípios das montanhas contribui para quem está construindo a identidade turística-cultural local. Ele citou o exemplo da divulgação do Vale do Emboque e da festa Portugália, com destaque para o grupo de dança folclórica “Imperial Português”, que se apresentou durante o lançamento e é o único de cultura portuguesa em atividade no Espírito Santo.

“Nós não tínhamos isso e precisamos mostrar nossa cara cada vez mais. A coragem que Venda Nova do Imigrante teve há 30 anos com o agroturismo é a que temos hoje. O melhor lugar são as montanhas do Espírito Santo e é necessário estarmos cientes disso para fortalecer o turismo regional de forma conjunta”, disse Spadetto.

Por fim, o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, ressaltou que a região de montanhas é orgulho para o Espírito Santo e para o Brasil e que foi a região que mais pleiteou editais de pequenos eventos com a retomada pós-pandemia. “Esses eventos geram fluxo turístico, mas a maior dificuldade ainda é a mão de obra qualificada. Estamos empenhados em reverter o atual cenário com investimentos do Governo do Estado”, disse.

O EVENTO – A RuralturES é fruto da Ruraltur, evento nacional que teve sua última edição, em 2019, em Venda Nova do Imigrante, após anos sendo realizada no Nordeste do Brasil. Em 2021, a primeira edição estadual contou com 113 espaços de exposição, 15 caravanas de diversos municípios capixabas e um público estimado em 27 mil pessoas, que ocuparam 100% da rede hoteleira e movimentaram aproximadamente R$ 1 milhão em vendas diretas no evento.

O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau dá seguimento ao planejamento da edição 2022 e promete divulgar outros detalhes da programação em breve.

Fonte: Assessoria de Imprensa Convention/RuralturES

Veja também

pmes em dm

Comandante-geral participa da Operação Colheita em Domingos Martins

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN