Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Publicado em 05/07/2022 às 14:31

Compartilhe

Serenata-Italiana-sera-no-proximo-sabado-09-em-Venda-Nova-do-Imigrante-2

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do Imigrante é tarefa fácil na cidade. Além da tradicional Festa da Polenta, agendada para acontecer de 07 a 09 e de 14 a 16 de outubro deste ano, os moradores também contam com a Serenata Italiana, que acontece no próximo sábado (09).

Mesmo durante os dois anos de intenso combate à pandemia do coronavírus, a Associação Festa da Polenta (Afepol), responsável pela organização dos eventos, realizou a Serenata Italiana de forma virtual em 2020 e no ano passado com um pequeno grupo que, usando máscaras de proteção, cantarolou pelas ruas do município.

Com o avanço das ações de combate à Covid-19, a expectativa é de que a retomada da festa de forma presencial atraia muitas pessoas. “Desde março, a diretoria da Afepol está trabalhando firme para que tudo saia de forma muito organizada e segura para os participantes, assim como aconteceu nas outras edições”, enfatizou Edésio Minet Zavarize, presidente da Afepol.

Com muita alegria, pessoas de todas as idades e vestidas com trajes típicos saem dos quatro cantos da cidade (bairros Bananeiras, Providência, Tapera e Lavrinhas) entoando canções em dialeto italiano, muitas aprendidas na infância com os nonnos e nonnas. Após uma caminhada de aproximadamente três horas, o grande encontro acontece no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão) onde haverá show com a banda Toni e Boni, além de comidas e bebidas típicas e muita animação!

Para participar desse momento do evento é preciso adquirir uma pulseira no valor de R$ 20, que dá acesso ao Polentão. A quantidade é limitada e as vendas acontecem na Afepol e em pontos do comércio do município, Castelo, Pedra Azul, Conceição do Castelo, Brejetuba e Vitória, identificados com cartazes da festa. No dia do evento, na Afepol, também haverá vendas das pulseiras de acesso, bem como de acessórios típicos como embornal, taças, suspensório, boinas e arquinhos femininos para o cabelo.

“A Serenata é mais um instrumento de fortalecimento de resgate cultural e manutenção das tradições trazidas pelos imigrantes italianos. Para continuar sendo uma festa bonita e segura para as famílias participarem, a Afepol pediu reforço à Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e ao Corpo de Bombeiros”, destacou Edésio.

REGRAS DE PARTICIPAÇÃO – Visando manter a segurança de todos, a Afepol confeccionou um panfleto com as regras de participação da Serenata Italiana. As normas também estão sendo divulgadas nas redes sociais da Festa da Polenta (Instagram: @festadapolenta e Facebook: Festa da Polenta).

Durante a caminhada a recomendação é não levar facas e garfos de metal, bem como copos e garrafas de vidros. O participante deve levar o que for comer já cortado e fatiado, além de dar preferência para utensílios descartáveis.

A venda de bebida alcóolica é expressamente proibida para menores de 18 anos durante todo o evento. A entrada desse público no Polentão somente será permitida com o responsável.

Os tratores e fogões à lenha móveis, que desfilam na Serenata, devem portar placa identificadora cadastrada na Afepol. Não será permitido outro tipo de veículo, muito menos a execução de músicas diversas às oficiais. Dentro do Polentão, somente o som do palco funcionará. Não serão permitidos vendedores ambulantes e barraqueiros. Haverá policiamento com bafôtrometro.

Nova logomarca e tema de 2022

Já no início dos trabalhos de planejamento, o então presidente da Afepol, Paulo Mazzoco, que faleceu em um acidente de moto no último dia 24 de abril, havia sugerido a alteração da logomarca da Serenata Italiana. “Poderíamos colocar uma sanfona no lugar do violão, pois lembra mais as concertinas usadas nos bailes que nossos antepassados faziam”, ponderou Mazzoco na época.

A mudança foi acatada e a diretoria da Afepol optou por refazer a marca do evento, até mesmo em homenagem ao saudoso presidente. Outra forma de conservar vivo o trabalho realizado por Mazzoco foi manter o tema que direcionará os eventos realizados pela Afepol em 2022. No início de abril, o então presidente havia apresentado várias sugestões e no dia 13 de abril, em reunião com a diretoria, foi escolhido: “Imigrantes, todos juntos!”, uma forma de incentivar a união entre os povos.

“Os ensinamentos deixados por ele sempre estarão presentes. O Paulo era um visionário, porém com o pé no chão. Fazia de tudo para ver o melhor acontecer para a Festa da Polenta e todos os eventos realizados pela Afepol. Seu amor por manter viva a cultura dos primeiros imigrantes italianos de Venda Nova era notado em todo lugar que passava”, destacou Edésio.

Serviço:

Serenata Italiana

  • Data: 09 de julho (sábado)
  • Horários: saída dos bairros às 19h, chegada no Polentão às 22h e término às 02h
  • Local: ruas de Venda Nova do Imigrante e Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão)
  • Pulseiras de acesso ao Polentão limitadas: R$ 20 (disponíveis no comércio local e na Associação Festa da Polenta (Afepol)

Fonte: Comunicação/Afepol

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos