Operação Tripartite fiscaliza irregularidades ambientais na região serrana

Publicado em 02/07/2022 às 11:56

Compartilhe

Operacao-Tripartite-fiscaliza-irregularidades-ambientais-na-regiao-serrana

Foi desencadeada nesta semana, do dia 27.06 ao dia 01.07, a “Operação Tripartite”, uma grande operação conjunta entre o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e outros órgãos públicos com o intuito de coibir a incidência de crimes ambientais nos municípios de Domingos Martins, Alfredo Chaves, Afonso Cláudio e Santa Teresa/ES.

A operação Tripartite é uma ação de fiscalização ambiental que envolveu diferentes instituições: Agência Estadual de Recursos Hídricos – AGERH, Ministério Público Estadual – MPES, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal – IDAF, Instituto de Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA e Polícia Militar Ambiental –  BPMA.

Nesses dias foram montados 15 pontos de fiscalização com o empenho de 13 policiais militares e 4 viaturas. Dos pontos fiscalizados foram encontrados 05 locais de desmate de vegetação nativa em Área de Proteção Permanente (APP), 02 barragens sem licença ambiental e 03 barragens que necessitam de adequações, 07 ocupações indevidas do solo, 12 construções irregulares de Platôs e 20 que serão analisados posteriormente por órgão técnico. Muitos pontos que foram fiscalizados necessitam de analise técnica posterior.

Durante a operação uma situação inusitada ocorreu na região de Afonso Cláudio, um Bicho-preguiça foi visto na borda de uma mata onde já iniciou o desmatamento, como consequência das intervenções antrópicas de forma irregular. Eles sofrem com o desmatamento, e estão cada vez mais ameaçados pela perda de habitat.

O Tenente Coronel  Cosme Carlos da Silva, Comandante do BPMA, supervisionou os trabalhos das equipes de policiais e destacou que as operações conjuntas na região das montanhas capixabas têm o propósito de garantir a preservação da natureza para a presente e futuras gerações. “ O apoio do BPMA nas operações com outros órgãos ambientais tem atendido aos anseios da sociedade que clama pela proteção de nossas matas e objetiva minimizar os problemas causados pelo aumento da especulação imobiliária na região”, finalizou.

O BPMA continuará intensificando a fiscalização, de modo a coibir práticas criminosas contra o meio ambiente. O cidadão pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais através do número 181, ou pelo site (https:/disquedenuncia181.es.gov.br).

“Polícia Militar Ambiental em defesa da vida e do meio ambiente” .

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral