Sesa amplia recomendação do uso de máscara para locais fechados e em ambiente escolar

Publicado em 11/06/2022 às 10:31

Compartilhe

Sesa-amplia-recomendacao-do-uso-de-mascara-para-locais-fechados-e-em-ambiente-escolar

A Secretaria da Saúde (Sesa) publicou a Nota Técnica Covid-19 Nº14/2022 ampliando a recomendação do uso de máscara como medida qualificada ao enfrentamento à Covid-19. No documento a recomendação passa ser para uso em locais fechados e de grande concentração de pessoas, e também nos ambientes escolares em todo o Espírito Santo. 

A medida vai ao encontro do cenário atual da pandemia da Covid-19 em território capixaba, de aumento de novos casos da doença nas últimas semanas epidemiológicas e também em virtude da sazonalidade das doenças de transmissão respiratória. A recomendação é uma estratégia para diminuir a propagação do vírus e, concomitantemente, auxiliar na redução dos impactos na saúde da população e no sistema de saúde. 

Além disso, a Nota Técnica também orienta o uso de máscara para as seguintes situações: ao apresentar sintomas respiratórios; ao testar positivo para a Covid-19; ao cuidar de alguém que está doente com Covid-19; se pertencente ao grupo de risco para Covid-19; ao executar um trabalho em que interaja com um grande número de pessoas; ao andar de avião, ônibus, trem ou outras formas de transporte público; e quando o distanciamento físico não for possível ou se estiver em ambientes públicos internos ou externos lotados. 

A Sesa informa, entretanto, que a obrigatoriedade do uso de máscara se mantém, de acordo com a Portaria N°061-R, de 06 de abril de 2022, em unidades assistenciais de saúde e em Instituições de Longa Permanência para Idosos.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, falou sobre o assunto neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=kPlszkd4HEU 

Cuidado contra a Covid-19 se mantém

O enfrentamento à Covid-19 tem medidas já conhecidas e difundidas em toda população: vacinação, uso de máscara e testagem. 

A Covid-19 é uma doença imunoprevinível que tem na vacinação a mais importante forma de prevenir os casos graves e óbitos. A Secretaria da Saúde orienta que todo cidadão que ainda não começou o esquema vacinal ou está em atraso, procure o serviço de saúde mais próximo. Atualmente, o Espírito Santo iniciou a vacinação da segunda dose de reforço na população com 50 anos ou mais e também dos trabalhadores da saúde. 

A realização da testagem para detecção da Covid-19 também se traduz em uma importante estratégia contra a doença, uma vez que é por meio da testagem que as estratégias de enfrentamento à doença são feitas, pois quanto mais testes são realizados, mais as autoridades sanitárias têm dados, além de possibilitar também o fim do ciclo de transmissão, com o isolamento do caso positivo. 

Desta forma, procure um ponto de testagem a qualquer dúvida de sintoma da Covid-19, ou se teve contato com alguém contaminado. Tanto o Governo do Estado como as prefeituras municipais disponibilizam pontos de testagens para a população de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Já o uso de máscara tem caráter recomendatório às definições já tratas na Nota Técnica N°14/2022, além de obrigatório para serviços de saúde e ILPI’s.

Onde testar

Pelo Estado, estão disponíveis a testagem por livre demanda (sem agendamento):

– Rodoviária de Vitória (Vitória): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para realização de Teste Rápido de Antígeno; 

– Ufes (Campi Maruípe e São Mateus): de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, para realização de Teste Rápido de Antígeno; 

– Terminal de Laranjeiras (Serra): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para realização de Teste Rápido de Antígeno. 

Para a testagem por agendamento é realizada no www.agendamento.saude.es.gov.br, para testes de RT-PCR, e ocorrem:

– Aeroporto de Vitória (Vitória): todos os dias, 24h; 

– Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves, o HIMABA (Vila Velha): segunda a sexta, das 08h às 11h30 e das 12h30 às 16h; 

Já para locais com agendamento de Teste Rápido de Antígeno, deverá ser realizado no site Vacina e Confia (https://vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao/). Além disso, no Vacina e Confia, a população tem acesso aos pontos de testagens municipais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral