Dia Mundial do Câncer de Ovário é alerta para doença silenciosa

Publicado em 08/05/2022 às 10:25

Compartilhe

Exames-periodicos-podem-identificar-cancer-precocemente-em-mulheres-m

Foto: AssCom/Unimed

Como forma de promover a conscientização em escala global e reforçar a importância de as mulheres manterem em dia os exames de rotina, o dia 8 de maio foi a data escolhida como o Dia Mundial do Câncer de Ovário. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2021, a incidência de casos de câncer de ovário (ou neoplasia maligna do ovário) foi de 4,93 casos para cada 100 mil mulheres no Espírito Santo.

Ainda segundo estatísticas do Inca, até o final deste ano o país deve registrar cerca de 6.650 casos de câncer de ovário, sendo o terceiro tumor ginecológico mais comum entre as mulheres. A ginecologista da Unimed Vitória Anna Bimbato alerta que o corpo dá alguns sinais que devem ser observados: “quando está num estágio mais avançado, esse tipo de câncer apresenta sintomas como aumento do abdome, dores abdominais e falta de ar. O diagnóstico é um grande desafio”.   

Existem mais de dez tipos de câncer de ovário. O surgimento parte do crescimento e multiplicação de diferentes células encontradas no órgão. Alguns fatores de risco que podem estar relacionados ao surgimento da doença são: herança genética, condições hormonais e excesso de peso. É importante lembrar que o exame de Papanicolau não é eficaz para o diagnóstico do câncer. O ideal é a mulher ir ao ginecologista regularmente e examinar os casos suspeitos. Para a confirmação, o diagnóstico é feito por meio de exames de imagem.

A especialista alerta que manter um estilo de vida saudável, controlar o peso e fazer visitas regulares ao médico são medidas que ajudam a prevenir o câncer de ovário. “O tratamento deve ser individualizado. Pode ser necessário realizar cirurgia ou tratamento com quimioterapia e radioterapia. Após tratada, a doença pode voltar e o acompanhamento deverá ser feito por toda vida”.

Fonte: AssCom/Unimed

Veja também

casa branca -freepik

EUA reafirmam Doutrina Monroe e buscam reforçar influência no Hemisfério Ocidental

sp_transito_1

Novas regras da CNH passam a valer esta semana

8666

Uma revisão da Bateubet Brasil para 2025

WhatsApp Image 2025-12-05 at 18.05.32-1

Extensão rural impulsiona desenvolvimento e sustentabilidade no Espírito Santo

WhatsApp Image 2025-12-03 at 16.38.05

Projeto Conecta Turismo marca Encontro Sudeste de Observatórios de Turismo

colunas gastronomia

Conserva de gengibre

Centro de Logística da Educação

Governo do Estado inaugura Centro de Logística da Educação e moderniza gestão de materiais da Rede Estadual

programa de formação

Ministério da Saúde lança programa de formação técnica para o SUS