Policiais militares do Espírito Santo participam da 1º edição do Curso De Atendimento Pré-Hospitalar Tático no Distrito Federal

Publicado em 20/11/2021 às 12:44

Compartilhe

Curso-De-Atendimento-Pre-Ho

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da PMES

Na última semana, seis policiais militares da PMES participaram da 1° Edição do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático – Nível Básico, para profissionais de segurança pública, promovido e coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O evento contou com a aula inaugural no Palácio da Justiça, em Brasília/DF, e as demais instruções no Batalhão Escola de Pronto Emprego (BEPE) da Força Nacional de Segurança Pública, no Gama/DF.

O curso foi destinado a policiais militares, civis e federais dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Amapá e Alagoas, além de outros policiais mobilizados pela Força Nacional. O Espírito Santo foi representado pelos capitães Celso Luiz do Carmo Filho, Rogério da Costa Schenerocke e Thales Gustavo Pereira Matias Vaz; pelos 1° tenentes Rafael Santana da Silva e Jun San Lee; e pelo subtenente Luiz Renato Dias da Neiva.

Anúncio

Voltado, preferencialmente, para profissionais empregados nas atividades cotidianas e rotineiras de Segurança Pública, o curso tem como objetivo capacitá-los para executarem manobras e procedimentos emergenciais necessários à minimização do trauma e de seus efeitos fisiopatológicos, visando o socorro próprio ou de outro operador da segurança pública vitimado ainda no ambiente profissional, em treinamentos ou no exercício da função.

Na oportunidade, foram ministradas diversas instruções que norteiam os princípios do Atendimento Pré-Hospitalar Tático – o Atendimento sob Confronto Armado, o Atendimento no Campo Tático e a Evacuação Tática, com a exposição teórica do assunto, bem como a realização de oficinas simuladas, quando os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos sobre o protocolo MARCH, doutrina difundida pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública no atendimento pré-hospitalar.

Os policiais formados estão aptos a realizarem o controle de hemorragias maciças, através de compressão direta, aplicação de torniquetes, curativos hemostáticos e bandagens; o controle das vias aéreas, por meio da desobstrução do trato respiratório superior; o controle da respiração, através da verificação e cuidados de ferimentos do trato respiratório inferior; o controle de circulação e choque; bem como prevenir a hipotermia com a utilização de mantas e fontes de calor instantâneo. Do mesmo modo, os discentes tiveram a oportunidade de aprender e executar diversos tipos de Evacuação Tática através de viaturas policiais, veículos blindados, através de helicóptero e a pé.

Anúncio

“A realização deste curso é um marco histórico para as instituições integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), uma vez que visa unificar todos os procedimentos através da Diretriz Nacional de APH Tático, fomentar diversas outras capacitações acerca do tema, bem como a padronização técnica e a aquisição de equipamentos e materiais de APH Tático para os membros da Segurança Pública do Brasil. Vale ressaltar ainda que os policiais militares concludentes do curso poderão multiplicar e difundir o conhecimento adquirido para toda a PMES, e conforme as oportunidades surgirem, continuarem a especialização nos demais níveis do APH Tático”, explicou o capitão Celso, que obteve o terceiro lugar geral no curso.

Veja também

Dioni e Darli - Foto Julio Huber

Cooperativa investe R$ 12 milhões em filetadora para aumentar produção de tilápias no Espírito Santo

bovinos_arquivoidaf_francine

Mais da metade dos produtores rurais ainda não atualizou cadastro de rebanho no ES

Foto Felipe Amarelo

Exposição Amazônia entra nas últimas semanas em cartaz no Cais das Artes e já recebeu mais de 45 mil visitantes

Espécie Trichogenes claviger recém coletada_Foto Juliana Paulo da Silva

DNA na água revela peixe ameaçado e amplia mapa da biodiversidade em riachos do Espírito Santo

diadecampo_laranja_JM

Dia de Campo reúne citricultores e especialistas para fortalecer produção de laranja no Caparaó

santa-maria-de-jetiba

Santa Maria de Jetibá recebe segunda audiência pública do Orçamento 2027 e reúne demandas da região serrana

Img (8)-6

Santa Leopoldina adere ao Programa ES Inteligente para modernizar gestão e infraestrutura urbana

captura-de-tela-2026-06-18-110215

Capacitação prepara técnicos para aplicar currículo de sustentabilidade na pecuária leiteira capixaba