5 ferramentas essenciais para freelancers

Publicado em 01/09/2022 às 14:02

Compartilhe

5-ferramentas-essenciais-para-freelancers

Trabalhar por conta própria tem inúmeras vantagens e é o objetivo de várias pessoas. Mas como em qualquer atividade, no trabalho freelancer também encontramos alguns pontos negativos que podem ser contornados com as ferramentas certas.

O maior problema para quem não precisa seguir horários rígidos para começar e terminar seu expediente, é justamente manter o foco no trabalho. Uma forma de solucionar o problema é manter seu celular longe ou mesmo configurar o aparelho para não notificar a chegada de mensagens ou a postagem de um amigo nas redes sociais. Há ainda aplicativos, como o Forest, que desafiam o usuário a se manter longe do celular, propondo pequenos bônus caso o desafio seja concluído.

Caso o seu trabalho exija que você tenha perfis profissionais nas redes sociais, é importante cuidar de sua imagem virtual. Manter um mesmo padrão de cores em suas redes e a mesma foto de perfil são dicas simples que mudam a maneira como você é visto. É interessante, para a foto de perfil, selecionar uma imagem que mostre mais o rosto. Como esta seção costuma ficar em tamanho bastante reduzido, pode ser uma boa alternativa cortar foto para deixar seu rosto em destaque. Profissionais como ilustradores podem optar por manter uma de suas artes na imagem de perfil, desde que ela continue nítida, mesmo em tamanho reduzido.

Sem a obrigatoriedade de seguir a carga horária comercial tradicional, você pode aderir ao método Pomodoro e descobrir se ele funciona para você. O método consiste em se manter focado no trabalho por 25 minutos, fazendo então uma pausa de 5 minutos, repetindo estes passos algumas vezes. A ideia por trás da técnica é de que após dedicar 25 minutos de atenção a um trabalho ou estudo, começamos a perder a concentração. A pausa curta seria o ideal para recuperar a energia e voltar novamente a atenção ao objetivo. Existem alguns aplicativos para celular que auxiliam a adotar a técnica, como o Tomato Timer.

Para situações em que você precise divulgar ou compartilhar imagens e fotos, como acontece com designers e fotógrafos, a dica é sempre criar elementos criativos que atraiam os clientes. Uma forma simples e eficiente de fazer isso é usar imagens em formato circular. A explicação é que este elemento é mais bem recebido pelo público. A forma curva, sem pontas e linhas retas, é o destaque perfeito para harmonizar uma construção de imagens, uma publicidade, ou pode ser usado para incluir um pequeno texto em uma foto, trazendo mais significado para o trabalho como um todo. Com o software Visual Watermark, a função de cortar foto redonda, é muito útil para criar designers, fotos de perfil e destacar informações em uma imagem. O recorte em formato circular pode ser usado de várias maneiras em seus trabalhos e na divulgação deles, deixando a publicidade mais atraente aos clientes.

Ainda falando sobre o Visual Watermark, ele é uma ferramenta essencial para proteger seus trabalhos de serem copiados sem sua autorização. O programa é um criador de marca d’água, aceitando textos e logomarcas como elementos a serem utilizados nesta criação. A marca d’água é uma sobreposição a uma imagem, sutil o suficiente para permitir que se veja o que está no original, porém, visível o bastante para dificultar que terceiros utilizem a imagem. O programa conta com 926 fontes diferentes, efeitos, níveis de transparência e outros recursos para tornar sua marca d’água única e eficiente. Não é necessário estar conectado à internet para usar o programa e não há riscos de perder a imagem original, pois a versão com a marca d’água será uma cópia. Vale a pena conferir as funcionalidades presentes no Visual Watermark e usá-lo em seus trabalhos.

Por fim, não podemos esquecer de proteger nossos arquivos, mantendo um backup de tudo. É possível manter seus trabalhos salvos em plataformas de armazenamento na nuvem, como o Google Drive. Além de ser uma forma segura de proteger seus trabalhos, você pode acessá-los quando quiser, por diferentes dispositivos, como computadores, smartphones e tablets.

A atividade freelancer é a realidade de muitos, e nada melhor do que poder contar com ferramentas que facilitem a rotina e ofereçam proteção extra aos seus trabalhos.

Veja também

agro-19-06-ft-incaper

Unidades demonstrativas vão incentivar irrigação sustentável na cafeicultura capixaba

esporte-19-06-ft-gov-es-surfista-capixaba

Surfista capixaba conquista segundo lugar em etapa do Sul-Americano

saude-19-06-ft-Cicero-Modulo-CIAM-PMMF

Marechal Floriano oferece suporte psicológico e jurídico a mulheres

Texto: Roberly Pereira / Fotos: Julio Huber e Divulgação

Domingos Martins realiza festa em homenagem à padroeira Santa Isabel

politica-19-06-ft-gov-es-alunos

Governo do Estado oferece mais de mil vagas em cursos técnicos nos CEETs

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-2

A garantia da acessibilidade no transporte aquaviário

geral-18-06-ft-gov-es-detran

Detran|ES informa sobre indisponibilidade temporária na realização de serviços do órgão

politica-18-06-ft-MARCELO-CAMARGO-AGENCIA-BRASIL

PEC que permite trabalho para adolescentes de 14 anos será discutida hoje